Lição 1 – Divisão e a Sabedoria de Deus

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 
E
xponha nesta lição que havia na igreja de Corinto pelo menos quatro facções, as quais eram simpatizantes dos ensinamentos de Paulo, Pedro, Apolo e Cristo, embora estas não seguissem fielmente os ensinamentos de seus mestres. Esses grupos disputavam entre si quem eram os mais espirituais, o que gerava dissensões e partidarismos entre o povo de Deus. No entanto, eles possuíam um denominador comum: crer em Jesus Cristo e na propagação da Sua mensagem.

Paulo iniciou o discurso do versículo 10 empregando a expressão “rogo-vos irmãos em Cristo”, mostrando que a igreja possui um nome que é maior do que qualquer nome de escolas teológicas: o nome de Jesus Cristo.

 

EM ÁUDIO

 

PALAVRAS-CHAVE
Unidade • Dissensões • Sabedoria

 

OBJETIVOS
• Entender a importância da 1ª Carta aos Coríntios para a igreja de hoje.
• Compreender os benefícios trazidos pela unidade na igreja.
• Reconhecer que a excelência da sabedoria de Deus excede a capacidade de entendimento humano.

 

PARA COMEÇAR A AULA
Dê início a esta aula fazendo à classe as mesmas perguntas que Paulo fez no início do versículo 13: “Está Cristo dividido?”; “Foi Paulo crucificado por vós?”; “Ou fostes batizados em nome de Paulo?”. E, no decorrer da aula, discorra que Paulo teve todos os seus argumentos direcionados ao nome de Cristo, mostrando que isto é a sabedoria de Deus: justiça, santificação e redenção. Encerre enfatizando que Cristo é o fundamento, e os homens, apenas servos Dele.

 

RESPOSTAS 
1) Posicionai e Progressiva
2) Partidarismo
3) F – V – V

 

LEITURA COMPLEMENTAR
Suplico a vocês, irmãos e irmãs. Embora haja vários argumentos em favor do uso de parakalô (“suplico”) como artifício retórico formal, que visa a colocar o orador em uma posição de autoridade, o propósito de Paulo aqui não é reivindicar sua autoridade, mas falar com urgência aos “irmãos e irmãs” a respeito de como o senhorio de Cristo deve criar unidade entre seus seguidores em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
É improvável que Paulo considere essa expressão uma espécie de fórmula curativa que repararia as divisões.
Antes, já que essa é a décima vez que ele usa o nome de Cristo nos dez primeiros versículos, Paulo emprega a expressão para voltar a incutir na mente dos coríntios que eles fazem parte da comunidade de Cristo e, portanto, devem demonstrar o caráter dele. Seu comportamento afeta a imagem pública e a reputação de Cristo. Eles são a comunidade de Cristo em Corinto e, portanto, “beneficiários” dele.
Sua conduta atual parece imitar algo inteiramente distinto. Eles deixaram de representar seu verdadeiro benfeitor.
Livro: “1 Coríntios” (Preben Vang. Série Comentário Expositivo. Editora Vida Nova – SP, 2018, pág. 22).

 

Estudada em 5 de julho de 2020

 

LIÇÃO 1 – DIVISÃO E A SABEDORIA DE DEUS – 1 CORÍNTIOS 1 e 3

 

Texto Áureo
“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.” 1Co 1.10

 

Verdade Prática
Divisões na Igreja revelam uma compreensão distorcida de Cristo e prejudicam a evangelização.

 

Leitura Bíblica Para Estudo 1 Coríntios 1.1-31 e 3.1-9

 

Esboço da Lição

INTRODUÇÃO

I. SAUDAÇÃO E GRATIDÃO 1Co 1.1-9
1. A igreja de Deus 1Co 1.2
2. Santificados e santos 1Co 1.2
3. Ações de graça 1Co 1.3-9

 

II. DIVISÃO E UNIDADE 1Co 1.10-17

1. Incentivo à unidade 1C0 o 10
o Divisão “racha” a igreja 1Co 3.1-9
3. Cristo não está dividido 1Co 1.13-17

 

III. SABEDORIA DIVINA 1Co 1.18-31
1. Loucura 1C0 o 18-24
2. As coisas loucas 1C0 o 25-28
3. Glorie-se no Senhor 1Co 1.29-31

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

DEVOCIONAL DIÁRIO
Segunda – 1Co 1.10
Terça – Jo 17.23
Quarta – Sl 133
Quinta – 1Pe 3.8
Sexta – Ef 4.3
Sábado – Rm 12.16

 

 

INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo plantou a igreja de Corinto no final de sua segunda viagem missionária. Ele passou um ano e seis meses pregando a Palavra de Deus naquela grande cidade, onde teve uma visão do Senhor (At 18.9-11).
Esta carta objetivava corrigir problemas que aquela igreja local estava vivenciando, trazidos ao conhecimento de Paulo pelos da casa de Cleo (1.11) e responder uma consulta que a igreja em Corinto fizera a ele. “Quanto ao que me escrevestes…” (7.1).
Ela é dividida em seções que correspondem aos cinco principais problemas: divisão (1-4) sexualidade (5-7), alimento (8-10), ordem no culto (11-14), ressurreição (15-16). Existem outros assuntos diferentes, mas esses são o eixo central que nos instruem a pensar e viver cada área da nossa vida através das lentes do Evangelho de Jesus.

 

I. SAUDAÇÃO E GRATIDÃO (1Co 1.1-9)

A primeira Carta aos Coríntios inicia com uma introdução, na qual estão contidas uma saudação (1-3) e um agradecimento (4 -9). A autoria da Carta é do Apóstolo Paulo (1Co 1.1). O destinatário, a igreja na cidade de Corinto (1Co 1.2). Quanto ao local e data, a carta foi escrita em Éfeso (1Co 16.8), durante a terceira viagem missionária de Paulo, entre 53 e 58 d.C. (At 18.21-23 ;19).

1. A igreja de Deus (1Co 1.2). 
“A igreja de Deus que está em Corinto”
A igreja é de Deus. Não se trata, portanto, só da igreja de Corinto, mas da Igreja de Deus em Corinto. Deus nunca passou procuração transferindo-nos o direito de posse da igreja. A igreja só tem um dono: Jesus!

 

2. Santificados e santos (1Co 1.2).
“Aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”
A santificação tem dois aspectos importantes: Santificação posicional e progressiva. Todo crente é santificado em Cristo. “A igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus” (1.2). Toda pessoa que crê em Jesus é santa. Essa é a santificação posicional.
Santificação progressiva. Paulo prossegue: “Aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1.2). Parece contraditório, pois se já é santo, então por que ser chamado para ser santo? Quem está em Cristo é chamado para andar com Cristo. Quem está em Cristo precisa ser transformado contínua e progressivamente à imagem de Cristo. Essa é a santificação processual. Essa santificação é progressiva e só terminará com a volta de Jesus.

 

3. Ações de graça (1Co 1.3-9).
“Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus” (1.4).
Paulo começa essa carta como um pastor sensível, fazendo elogios à igreja. Se não fossem estes primeiros versículos do capítulo 1, caberia perguntar: será que os crentes de Corinto eram verdadeiramente crentes? Será que a igreja de Corinto era mesmo cristã? Basta ver os problemas apresentados a partir do verso 11.

 

 

II. DIVISÃO E UNIDADE (1 Co 1.10-17)

Paulo é informado de que estava havendo dissensões e partidarismo entre os cristãos de Corinto. Essa informação é chegada até Paulo por intermédio de Cloe. Pouco se sabe sobre esta serva do Altíssimo, mas sua atitude expõe seu caráter de uma serva zelosa e fiel aos princípios divinos, pois estava preocupada com o percurso da igreja em Corinto. 0 partidarismo e as dissensões naquela igreja estavam “atrasando” o desenvolvimento do Evangelho na região de Corinto.

 

1. Incentivo à unidade (1 Co 1.10).
“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.”
Neste ensejo, Paulo incentiva a união da Igreja de Corinto. A união é um requisito primordial para que os crentes convivam em paz e sejam abençoados (Sl 133).
Lucas, autor do livro de Atos, relata que os crentes da igreja primitiva cresciam juntos, e “enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (At 2.47).

 

2. Divisão “racha” a igreja (1Co 3.1-9).
“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1Co 3.3).
Paulo usa o termo “dissensão”, na língua grega, schimata, que significa literalmente “rasgo” ou “rachadura”. Paulo está enfatizando que as dissensões e o partidarismo “racham” o caráter e o testemunho da igreja. E, se está “rachado”, pode quebrar a qualquer momento. A Igreja deve permanecer sólida e “perfeita”, pois é “coluna e baluarte da verdade” (1Tm 3.15).
Na igreja em Corinto havia pelo menos quatro partidos: o grupo de Paulo, o de Apoio, o de Cefas (Pedro) e o de Cristo. Cada grupo expõe também características dos crentes partidários dos dias de hoje:
a) Paulo. Como Paulo era o fundador da igreja de Corinto e gozava de grande prestigio entre eles, havia aqueles do “partido” de Paulo.
b) Apolo. O talento de Apolo era tão grande que o mesmo era considerado um grande intelectual das Escrituras na região (At 18.28). O grupo de Apolo era formado pelos “intelectuais” da igreja. Toda igreja deve ter os intelectuais, isso é uma honra; mas quando o intelectualismo se torna “ceticismo” e “racionalismo”, há prejuízos à mensagem de Cristo.
c) Cefas. Ainda havia outro grupo, o de Cefas. Cefas é o nome aramaico do apóstolo Pedro (Jo 1.42). Esses crentes existem ainda hoje, buscando rotular os outros que não seguem o legalismo judaizante.
d) Cristo. Você poderia se perguntar: será que o partido de Cristo não seria o ideal para a igreja? A resposta é: Não! Porque estes tais estavam menosprezando os outros, criando o partido dos “orgulhosos”. Eram pessoas que não aceitavam as direções expostas por líderes, porque (segundo eles) estavam “ligados diretamente” a Jesus Cristo.
Pessoas assim são perigosas, porque são “ovelhas sem pastor”. Dentro deste pensamento alguns “desigrejados”, que rejeitam a igreja, o corpo, dizendo estar ligados diretamente a Cabeça da Igreja.
Não há evidências de que Paulo, Apolo e Cefas apoiavam qualquer destes grupos.

 

 

3. Cristo não está dividido (1Co 1.13-17).
“Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?” (1.13).
No verso 13, Paulo faz uma pergunta: “Acaso, Cristo está dividido?” A resposta a essa pergunta é: “Claro que não!” Porém, os crentes de Corinto agiam como se estivessem dividindo Cristo. Ao permitir a formação de partidos no meio da igreja, de certa forma, estavam “rachando”, ou seja, dividindo a igreja em Corinto.
É importante frisar que Paulo não apoia em nada esse tipo de atitude, mesmo que haja um partido com seu nome. Paulo pergunta aos cristãos se ele fora foi crucificado ou se eles foram batizados em seu nome. Deste modo, ele está dizendo que o centro de sua mensagem é Cristo. 0 homem não tem que aparecer; quem deve aparecer é somente o Senhor Jesus, que entregou Sua vida na cruz por todos nós!
Paulo trata de enfatizar seu verdadeiro objetivo, que não era batizar, e sim evangelizar. Isso não deprecia a importância do batismo, mas a sua obrigação primária é de evangelizar (Mc 16.15- 16). Na ordem contida no Evangelho de Marcos, o “Ide!” vem em primeiro lugar (v.15).

 

 

III. SABEDORIA DIVINA (1Co 1.18-31)

 

1. Loucura (1Co 18-24).
“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios (1Co 1.23).
Paulo, aqui, ressalta que seu intuito não é produzir admiradores de sua pessoa, e sim proclamar a salvação em Jesus. Para isso, não usa de mecanismos de sabedoria humana; ao invés disso, ele usa palavras simples, para dar a ideia de que o processo é baseado na ação de Deus e não do homem. 0 poder do Evangelho para persuadir a audiência deriva da mensagem em si, não do mensageiro que a entrega. Seu objetivo não era agradar os ouvidos do povo com habilidades retóricas, as quais eram muito admiradas pelo povo de Corinto. Seu objetivo era uma mensagem simples: Cristo crucificado!
Ao declarar as divergências entre o pensamento judeu e grego Paulo declara o seguinte:
a) Escândalo para judeus. Nos tempos bíblicos, a morte de cruz era algo vergonhoso e significava maldição para o condenado. Isso era escandaloso para os judeus.
b) Loucura para gregos. Os gregos eram pensadores que estavam sempre à procura de explicações novas e atraentes baseadas nos preceitos da sabedoria humana. Para estes, a mensagem da morte de Cristo era completa loucura, delírio.
Neste contexto, Paulo proclama a mensagem do Cristo crucificado. A morte de Cristo rompeu com a maldição; ao contrário de vergonha, trouxe a vitória sobre o pecado, e ainda fez com que a humanidade voltasse para os braços do Senhor.

 

2. As coisas loucas (1Co 1.25-28).
“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1Co 1.27).
Como vimos no tópico anterior, sobre a “maldição” e “vergonha” relacionada à cruz, Paulo desenvolve este assunto e afirma que o que seria loucura para os homens, tornou-se salvação, e isto era o “poder de Deus” manifestado. Mesmo que pareça “fraco”, terá o cumprimento do seu objetivo e envergonhará os que se consideram fortes.
Paulo inclui os crentes de Corinto. A “mensagem de Cristo”, não faz acepção de pessoas. Demonstra, assim, que a sabedoria de Deus anda na contramão deste mundo”. Ou seja, Deus escolheu as coisas loucas, fracas, humildes, desprezadas, que não são, para envergonhar as sábias, as fortes e as que são.

 

3. Glorie-se no Senhor (1Co 1.29-31).
“Para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1.31).
Paulo salienta que todas as bênçãos espirituais são provisão divina e não decorrem de méritos humanos. Temos que reconhecer isso para evitar o orgulho e a “autossuficiência” (1Co 1.29).
A mensagem aos crentes de Corinto, para que cada um “glorie-se no Senhor”, é uma referência ao texto do profeta veterotestamentário Jeremias: “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jr 9.24). Jeremias e Paulo desafiaram os sábios e poderosos a pararem de ostentar suas vantagens mundanas e começarem a dar glória ao Senhor (Jr 9.23).

 

APLICAÇÃO PESSOAL
O partidarismo e as dissensões na igreja em Corinto estavam prejudicando o crescimento da igreja. Do mesmo modo que, nos dias atuais, o mal testemunho atrapalha a aceitação do Evangelho.

 

RESPONDA:

1) Quais os dois aspectos da santificação?

2) Qual o problema que afeta a igreja, decorrente da falta de união?

3) Assinale as alternativas com “V’, se verdadeiras, ou com “F”, se falsas

() Paulo desejava produzir muitos seguidores de si mesmo.

()A sabedoria de Deus anda na contramão do mundo.

() Gloriar-se no Senhor é sinal de sabedoria.