LIÇÃO 5 – 1ª Timóteo 4 – Apostasia e o Cuidado com a Doutrina

LIÇÃO 5 – 1ª TIMÓTEO 4 – APOSTASIA E O CUIDADO COM A DOUTRINA

EM ÁUDIO

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Olá, professor! Combater a apostasia é tarefa de todo cristão comprometido com Deus e Sua Palavra e não apenas dos pastores e líderes cristãos. Assim, explique aos alunos a importância de compreender as duas formas principais de apostasia: [1] um afastamento das doutrinas fundamentais e verdadeiras da Bíblia em direção a doutrinas heréticas, e [2] uma renúncia completa da fé cristã, o que resulta em um abandono completo de Cristo.
Demonstre a eles que há gradação na apostasia, ou seja, alguém pode começar negando uma ou duas doutrinas bíblicas fundamentais e terminar por abandonar por completo a fé cristã. Alerte sobre a urgência desse perigo.

 

OBJETIVOS
• Entender o conceito de apostasia;
• Buscar mais piedade;
• Progredir na vida cristã.

 

PARA COMEÇAR A AULA
Querido professor, inicie a aula mostrando aos alunos o seguinte versículo na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (versão adulterada da seita Testemunhas de Jeová, publicada pela Sociedade Torre de Vigia):
“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era um deus” (Jo 1.1, TNM).
Peça que comparem esta tradução com a versão Revista e Atualizada de Almeida. Aponte para a tentativa deles de negar a divindade de Cristo ao mudar o versículo.

 

PALAVRAS-CHAVE
Apostasia • Piedade • Progresso

 

RESPOSTAS
1) O casamento e o consumo de alimentos.
2) Porque ele era um líder jovem, tímido e doente.
3) A exortação e o ensino.

 

LEITURA COMPLEMENTAR
Em primeiro lugar, o tempo em que as falsas doutrinas surgem. — Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé… (4.1a). O mesmo Espírito que havia inspirado Paulo a alertar os presbíteros de Éfeso acerca da chegada dos falsos mestres (At 20.29,30), agora leva Paulo a alertar Timóteo, pastor da Igreja de Éfeso, de que esse tempo chegaria e o resultado seria a apostasia de alguns.
O mesmo Espírito que revela o mistério da beatitude desvenda também o poder opositor dos espíritos aliciadores. O Espírito da profecia revela tanto o mistério de Deus como o poder mentiroso do mal. A expressão últimos tempos não se refere apenas a um período escatológico do fim, mas compreende todo o período da era cristã, inaugurado por Jesus em sua primeira vinda e que se consumará na segunda. Esse tempo do fim será caracterizado pela manifestação de falsos profetas (Mt 24.11) e falsos cristos que enganarão muitos (Mc 13.22), culminando na apostasia e na manifestação do homem da iniquidade (2Ts 2.4).
Em segundo lugar, a fonte da qual procedem as falsas doutrinas. — … por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios (4.1b).
Ao único Espírito Santo se contrapõem muitos espíritos não santos; à única doutrina saudável, muitas doutrinas prejudiciais. Quem está por trás das heresias são os espíritos enganadores, os próprios demônios. Os falsos mestres são inspirados por demônios, assim como os apóstolos eram inspirados pelo Espírito de Deus. Satanás tem seus próprios ministros e suas próprias doutrinas. As Escrituras descrevem o diabo não apenas como tentador, atraindo pessoas para o pecado, mas também como enganador, seduzindo as pessoas para o erro. Os falsos mestres são escravizadores dos homens e difamadores de Deus. Eles proíbem o que Deus ordena e escravizam pessoas, impondo a elas restrições que Deus nunca fez.
Livro: 1Timóteo: o pastor, sua vida e sua obra (Hernandes Dias Lopes. São Paulo: Hagnos, 2014. p. 98,99).

Estudada em 4 de agosto de 2019.

 

LIÇÃO 5 – 1ª TIMÓTEO 4 – APOSTASIA E O CUIDADO COM A DOUTRINA

 

TEXTO ÁUREO
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.” 1Tm 4.1

 

VERDADE PRÁTICA:
Lutar contra a Apostasia dos nossos dias é tarefa de todo o cristão verdadeiro.

 

DEVOCIONAL DIÁRIO
Segunda-feira – 2Pe 3.3 Apostasia profetizada
Terça-feira – 1Tm 4.2 Mentes cauterizadas
Quarta-feira – Mt 15.6 Doutrinas de homens
Quinta-feira – 1Tm 4.12 Exemplo dos fiéis
Sexta-feira – 1Tm 4.13 Dedicação à Palavra
Sábado – 1Tm 4.15 Progresso evidente

 

LEITURA BÍBLICA
1Timóteo 4.1-4
1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
3 que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;
4 pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável.
Texto Completo: 1Tm 4.1-16

 

Hinos da Harpa: 432 – 258

 

1ª TIMÓTEO 4 – APOSTASIA E O CUIDADO COM A DOUTRINA

 

INTRODUÇÃO

 

I. PREDIÇÕES DA APOSTASIA 4.1-4
1. O que é apostasia? 1Tm 4.1
2. Doutrinas satânicas 1Tm 4.1
3. Gnosticismo 1Tm 4.2a

 

II. PIEDADE NECESSÁRIA 4.5-12
1. Características necessárias 1Tm 4.5,6
2. A preeminência da piedade 1Tm 4.7,8
3. Exemplo piedoso 1Tm 4.9-12

 

III. ENSINO E DONS 4.13-16
1. Dedicação à leitura e ensino 1Tm 4.13
2. Diligência no uso dos dons 1Tm 4.14
3. Conduta consagrada 1Tm 4.15,16

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo, depois de falar sobre as qualificações dos líderes da Igreja, voltou sua atenção para o contexto de influência dos falsos mestres. O capítulo 3 termina afirmando que a Igreja é a coluna e baluarte da verdade, e o capítulo 4 começa dizendo que os falsos mestres estão entregues à mentira.

 

I. PREDIÇÕES DA APOSTASIA (4.1-4)

1. O que é apostasia? (1Tm 4.1). No versículo 1, Paulo advertiu os presbíteros de Éfeso de que falsos mestres invadiriam a Igreja, e, de fato, eles já haviam chegado.
O objetivo dos falsários do Evangelho é fazer as pessoas se desviarem da verdadeira fé. A isso chamamos apostasia. Eles não tentavam edificar a Igreja nem levar as pessoas a se relacionar com o Senhor de maneira mais profunda. Antes, desejavam arrumar discípulos para aumentar seus grupos e promover suas heresias.
Essa é uma das diferenças entre a verdadeira Igreja e uma seita religiosa: uma Igreja autêntica procura ganhar convertidos para Jesus Cristo e edificá-los espiritualmente. Uma seita, em vez disso, procura roubar convertidos de outros grupos e os transformar em escravos dos líderes da própria seita.

 

2. Doutrinas satânicas (1Tm 4.1). Tais falsos mestres são inspirados e impelidos por Satanás (1Tm 4.1). Alguns ficam surpresos ao saber que Satanás realmente usa membros de uma igreja local para realizar sua obra. Mas os demônios entram mesmo em contato com homens. Alguns desses demônios, inclusive, atuam nas questões religiosas, enganando os homens de dentro de muitos grupos de fé.
Os demônios pervertem moralmente os homens, levando-os a crer no tipo de religião que prega a suposta “verdade” de suas doutrinas. É desse modo que surgem os líderes heréticos. Eles realmente acreditam nas heresias que pregam com convicção e acabam enganando a muitos.

 

3. Gnosticismo (1Tm 4.2-4). Os falsos mestres são como atores: representam um papel diferente da vida real (1Tm 4.2). Falam uma coisa e fazem outra. São hipócritas. Os falsos mestres possuem não apenas um ensino errado, mas também uma motivação errada; não apenas uma teologia falsa, mas também uma vida torta.
Os falsos mestres fizeram um casamento sem valor do judaísmo radical com a filosofia grega (1Tm 4.3,4). Uniram o legalismo judaico com o ascetismo oriental. Surgiu daí uma perigosa heresia, chamada gnosticismo, que mais tarde devastou a Igreja.
Os gnósticos consideravam a matéria física essencialmente má. Por isso, negavam as doutrinas da criação do mundo e da encarnação e ressurreição de Cristo. Oscilavam entre o ascetismo extremo e a completa libertinagem moral.
Os gnósticos estavam proibindo o que Deus aprova. Privavam as pessoas de privilégios concedidos por Deus. O que eles proibiram? O casamento e o consumo de alimentos. Porém, Deus instituiu o casamento para a propagação da vida humana e realização dos cônjuges, assim como o alimento para o sustento físico.

 

II. PIEDADE NECESSÁRIA (4.5-12)

1. Características necessárias (1Tm 4.5,6). Quando Paulo se referiu aqui à consagração (1Tm 4.5) ele quis dizer que, ao recebermos “tudo” o que Deus criou, com fé e com uma atitude de oração, somos capazes de aproveitar Suas dádivas com uma consciência limpa.
O versículo 6 mostra qual é o papel do pastor que vela pela verdade e cuida do rebanho. Ele precisa se posicionar em relação aos falsos mestres e seus ensinos perigosos. Deve alertar a Igreja sobre os enganos das falsas doutrinas, advertindo o povo de Deus do perigo da apostasia. Cabe, então, ao líder cristão combater a mentira e promover a verdade; denunciar as heresias e anunciar o Evangelho, colocando sempre em relevo a sã doutrina.

 

2. A preeminência da piedade (1Tm 4.7,8). Todo cristão deve ter reverência a Deus (1Tm 4.7,8). O pastor, principalmente. Sua piedade pessoal é o fundamento de sua autoridade espiritual. Mais que o cuidado com o corpo, precisamos cuidar de nossa reputação. Os exercícios físicos beneficiam o corpo apenas nesta vida, ao passo que o exercício da piedade é proveitoso hoje e na eternidade.
Paulo não pede que Timóteo escolha entre um exercício e outro. Na verdade, devemos todos praticar ambos, mas nos concentrar na piedade, porque ela deve ter preeminência na vida do cristão.

 

3. Exemplo piedoso (1Tm 4.9-12). Em 1Timóteo 4.9-12, Paulo enfatizou que o pastorado é uma vocação para o trabalho. Um líder não pode ser um homem preguiçoso, mas deve trabalhar e empenhar-se ao máximo em sua tarefa.
Timóteo era jovem, tímido e doente. Por isso, algumas pessoas em Éfeso estavam inclinadas a
desprezar sua liderança. Paulo, então, desafiou o jovem pastor a não ficar desanimado, mas a se erguer como modelo de maturidade espiritual para todos os fiéis (1Tm 4.12).
No mundo antigo, não era esperado que uma pessoa com a idade de Timóteo, provavelmente nos seus 30 anos, tivesse obtido o discernimento e a sabedoria requerida para os líderes.
Paulo, então, nomeou cinco áreas em que Timóteo deveria ser exemplo: [1] na palavra, pois o líder espiritual não pode ter linguajar impuro, mas suas palavras precisam ser verdadeiras e oportunas; [2] no procedimento, pois o líder deve ser irrepreensível na conduta, em contraposição aos falsos mestres; [3] no amor, pois o cristão precisa ter profundo apego pessoal a seus irmãos; [4] na fé, pois precisamos todos ter uma fé autêntica; e [5] na pureza, pois Éfeso era um centro de impureza sexual, e o jovem Timóteo deveria manter um relacionamento puro com as mulheres da Igreja.

 

Deus tem muitos filhos bons que simplesmente obtiveram a salvação, mas não possuem nenhum poder para o serviço.” (D. L. Moody)

 

III. ENSINO E DONS (4.13-16)

1. Dedicação à leitura e ensino (1Tm 4.13). Em relação à Palavra, Timóteo precisava tomar três medidas (1Tm 4.13-16). A primeira é a leitura pública das Escrituras (v. 13).
A Palavra de Deus precisa ser lida hoje nos cultos públicos. O que se segue à leitura das Escrituras é a exortação e o ensino. A palavra exortação traz a ideia de encorajamento e sugere a aplicação da Palavra à vida das pessoas. O ensino tem a ver com a exposição sistemática das verdades eternas, instruindo o povo na verdade, alertando-o contra as heresias dos falsos mestres. Ler, explicar e aplicar o texto das Escrituras é a essência da pregação expositiva.

 

2. Diligência no uso dos dons (1Tm 4.14). O versículo 14 aponta a segunda medida em relação à Palavra de Deus: o exercício do dom espiritual. Paulo referiu-se a um dom da graça divina. Isso denota um revestimento especial do Espírito, capacitando a pessoa no desempenho de alguma função na comunidade de fé. Deus não apenas chamou Timóteo para o ministério, mas também, em sua ordenação ao sagrado ofício, o capacitou para seu exercício, concedendo-lhe os dons do Espírito. Paulo não mencionou qual era esse dom, mas possivelmente se referia ao dom de ensino e governo da Igreja.
Então, não é a Igreja que concede dons espirituais. Somente o Espírito Santo tem a competência e a autoridade para distribuir os Seus maravilhosos dons. Quando os presbíteros impuseram as mãos sobre Timóteo, estavam reconhecendo publicamente o que o Espírito Santo já havia concedido a ele.

 

3. Conduta consagrada (1Tm 4.15,16). Por fim, nos versículos 15 e 16, Paulo se referiu ao progresso espiritual dos crentes. Não haverá avanço pioneiro nem progresso no ministério sem diligência e total dedicação à obra. Então, as pessoas deveriam ver não apenas a dedicação de Timóteo, mas também seu constante crescimento.
Um líder deve ainda ter compromisso de preservar a doutrina e a piedade. Havia duas áreas nas quais Timóteo precisava se dedicar: sua vida e doutrina. Se um ministro do Evangelho não velar por sua vida, cairá em descrédito. E uma gritante contradição defender a sã doutrina e viver de forma contrária a ela. A prática da Palavra vem antes do progresso na Palavra.
Paulo disse que o cuidado da vida e da doutrina traria a Timóteo salvação, para ele e para seus ouvintes. A palavra “salvar”, aqui, não significa salvação da alma, mas salvar a si mesmo e a seus ouvintes das falsas doutrinas.

 

APLICAÇÃO PESSOAL
Lutar contra a apostasia moderna não é uma tarefa apenas dos pastores, mas de todos os cristãos comprometidos com Deus. Seremos eficazes na obra do Senhor quando nos esforçarmos pelo progresso espiritual em vez de abandonar a fé.

 

RESPONDA
1) O que os hereges gnósticos proibiram?
2) Por que alguns crentes desprezavam a liderança de Timóteo?
3) O que se segue à leitura pública das Escrituras?

 

VOCABULÁRIO
Apostasia: abandono da fé.
Ascetismo: isolamento social por motivos religiosos.
Libertinagem: vida de imoralidade.
Pregação expositiva: A que explica cada versículo de uma passagem bíblica em sequência.
Preeminência: Que é superior aos outros: elevado, excelente.