Lição 13 – Tito 2 – O Papel do Homem e Mulher, Jovem e Idoso

LIÇÃO 13 – TITO 2 – O PAPEL DO HOMEM E MULHER, JOVEM E IDOSO

EM ÁUDIO

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Olá, professor! A boa conduta do crente revela sua esperança em Cristo. Em meio às lutas da vida, Cristo é a nossa esperança. Havia uma expectativa por parte do apóstolo Paulo de que os crentes cretenses tivessem um modo de viver diferente das pessoas mundanas, sem Cristo.
A comprovação de que Cristo habita em nossas vidas será a mudança de nosso modo de ser e de agir. Por isso a ênfase constante no verdadeiro lugar das boas obras.
Elas não devem ser reputadas como essenciais para a salvação, e nem devem ser negligenciadas. Somos salvos pela graça divina, mediante a nossa fé em Cristo, mas testemunhamos aos outros através das nossas boas obras.

 

PALAVRAS-CHAVE
Conduta • Santidade • Exortação

 

OBJETIVOS
• Melhorar a conduta cristã;
• Buscar mais santidade;
• Aceitar exortações pastorais.

 

PARA COMEÇAR A AULA
Querido professor, inicie a aula mostrando imagens ilustrativas de moradores de rua, crianças em orfanatos etc. Em seguida, escreva no quadro: O QUE PODEMOS FAZER, COMO CRISTÃOS? Enfatize que podemos fazer mais do que apenas darmos esmolas ocasionalmente.
Podemos começar dando aos necessitados o mantimento no serviço de ação social da Igreja, mas também podemos ajudá-los a se conscientizar da importância de eles mesmos conquistarem sua independência financeira, o quanto antes.

 

RESPOSTAS
1) Porque esse é o ministério dela.
2) Ensinar-nos a aguardar a manifestação da glória de Cristo.
3) Com toda a autoridade espiritual.

 

LEITURA COMPLEMENTAR
Paulo contrasta os falsos mestres (1.11-16), com o verdadeiro mestre (2.1). A expressão grega “Tu, porém”, destaca que Tito deveria se distinguir dos falsos mestres tanto na doutrina quanto na conduta, tanto na teologia quanto na ética.
Os falsos mestres não viviam o que pregavam. Havia um abismo entre o que eles falavam e o que eles faziam. Tito deveria agir de forma diametralmente oposta aos falsos mestres. John Stott diz que não poderia haver contradição entre a teologia e a ética de Tito. Não poderia existir dicotomia entre o seu ensino e o seu comportamento. Concordo com Kelly quando diz que Paulo é absolutamente prático nessa passagem, mas não oculta sua convicção de que a base do bom comportamento é a crença correta.
Nesse capítulo 2, Paulo se volta para a supervisão pastoral das comunidades cretenses, direcionando suas exortações a grupos selecionados por idade, sexo e posição social. Ao requerer de cada um dos grupos um alto padrão de conduta, demonstra sua preocupação tanto com a boa reputação da Igreja quanto com o avanço do Evangelho num ambiente de moralidade duvidosa. Em vez de os crentes negarem a fé em Deus agindo como os falsos mestres, deveriam professá-la por meio da conduta.
Livro: Tito e Filemom: doutrina e vida, um binômio inseparável (Hernandes Dias Lopes. São Paulo: Hagnos, 2009. p. 69,70).

LIÇÃO 13 – TITO 2 – O PAPEL DO HOMEM E MULHER, JOVEM E IDOSO

 

TEXTO ÁUREO
“Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.” Tt 2.6

 

VERDADE PRÁTICA
Devemos ser padrão na boas obras, para testemunhar o Evangelho com eficácia.

 

Estudada em 29 de setembro de 2019

 

DEVOCIONAL DIÁRIO
Segunda-feira – Tt 2.1 Falar o que convém
Terça-feira – Tt 2.2 Idosos respeitosos
Quarta-feira – Tt 2.3 Idosas sérias no proceder
Quinta-feira – Tt 2.6 Jovens cuidadosos
Sexta-feira – Tt 2.7 Pastor como exemplo
Sábado – Tt 2.12 A educação da graça

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tito 2.1-6
1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sa-dios na fé, no amor e na constância.
3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,
4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos,
5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.
Texto Completo: Tt 2.1-15

 

Hinos da Harpa: 409 -124

 

TITO 2 – O PAPEL DO HOMEM E MULHER, JOVEM E IDOSO

 

INTRODUÇÃO

 

I. CLASSES DE PESSOAS 2.1-10
1. Pessoas idosas Tt 2.1-3
2. Juventude e Tito Tt 2.4-8
3. Escravos Tt 2.9,10

 

II. GRAÇA SALVADORA 2.11-14
1. Abnegação e piedade Tt 2.11,12
2. Bendita esperança Tt 2.13
3. Viver em santidade Tt 2.14

 

III. VERDADES URGENTES 2.15
1. Para serem ditas Tt 2.15a
2. Para serem exortadas Tt 2.15b
3. Para serem respeitadas Tt 2.15c

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

INTRODUÇÃO
A melhor maneira de reprovar a vida desregrada é viver de modo irrepreensível. É importante ressaltar que Tito deveria falar o que convém à sã doutrina, ou seja, as práticas que dela decorrem. Há um elo indestrutível que liga a doutrina cristã com as práticas cristãs, a teologia com a ética.

 

I. CLASSES DE PESSOAS (2.1-10)

1. Pessoas idosas (Tt 2.1-3). A melhor maneira de combater a heresia é ensinar a verdade (Tt 2.1). A doutrina pregada por Tito precisava ser saudável, pois se a nossa teologia está mutilada (faltando nela algumas partes), ou enferma (com partes contaminadas), então ela não está “sã”, não está “saudável”.
Os irmãos idosos são citados primeiro (Tt 2.2), porque deveriam ser os pioneiros a aplicar a sã doutrina. Eles deveriam ter domínio próprio; ter reputação aprovada, com bom testemunho dos de fora, sem ser acusados de escândalo; e deveriam ainda ter equilíbrio em atitudes e maturidade espiritual.
Já as irmãs idosas (Tt 2.3) deveriam ser cuidadosas quanto à maneira de viver, tendo um procedimento irretocável, exemplar.

 

2. Juventude e Tito (Tt 2.4-8). Na Igreja deve haver espaço tanto para o ensino formal quanto para o informal. As mulheres jovens receberam instruções importantes das mulheres mais idosas (Tt 2.4,5), As jovens deveriam aprender a ser sensatas, honestas, boas donas de casa e sujeitas ao marido.
A submissão é uma palavra extremamente distorcida e desgastada atualmente. Há muitos maridos que se valem dessa ordem para oprimirem sua mulher. Não se trata aqui de uma subserviente rendição a tudo o que o marido exige. As mulheres devem administrar o lar com bondade e em concordância com a vontade do marido, não sem ele nem contra ele. Assim, o marido sábio permite que a esposa administre o lar, pois esse é o ministério dela.
Os jovens, de maneira geral, devem ter responsabilidade de viver de forma cuidadosa em todas as áreas (Tt 2.6).
Paulo passou, então, a tratar dos preceitos de Deus para Tito (Tt 2.7,8), pois todos os cristãos precisam de modelos vivos.

 

3. Escravos (Tt 2.9,10). Paulo passou a dar as orientações de Deus para os escravos (Tt 2.9,10). A simples menção que a Bíblia faz da escravidão no primeiro século não é sinônimo de sua aprovação. Deus jamais aprovou a crueldade da escravatura. Porém, a Igreja primitiva não se engajou num projeto revolucionário contra a escravatura, mas condenou-a e removeu seus abusos pelo poder do Evangelho.
A obediência dos servos crentes aos seus senhores deveria ser em tudo o que é lícito. Deveriam agir com fidelidade, dando provas de sua honestidade, atentando para não cometerem os pecados de rebeldia e desonestidade. Ou seja, não deveriam ser rebeldes e nem cometer furtos em pequena escala ou o quieto aproveitamento de algumas vantagens indevidas.
Deveriam agir com obediência e fidelidade, pois esse comportamento ajudará a fazer a mensagem cristã atraente e nobre, e assim, a recomendará ao mundo externo.

Testemunho não é sinônimo de autobiografia. Quando estamos realmente testemunhando, não falamos de nós mesmos, mas de Cristo.”
(John Stott)

 

II. GRAÇA SALVADORA (2.11-14)

1. Abnegação e piedade (Tt 2.11,12). Nessa carta, Paulo enfatizou que a vida pura é consequência direta da doutrina pura (Tt 2.11,12). A decadência moral instalada nas igrejas de hoje denuncia a fragilidade da sua doutrina. Onde a doutrina é ignorada, torcida ou adulterada, não pode haver santidade.
A graça foi manifestada (Tt 2.11), pois nós só podemos ter uma vida santa por causa da epifania, que é a manifestação clara da graça de Deus.
A graça manifestada tem a sua própria pedagogia (Tt 2.12). Ela nos educa para renegarmos o mal, a falsa doutrina e a falsa ética. Ela também nos ensina a praticarmos o bem, o correto relacionamento conosco mesmos, com o próximo e com Deus.

 

2. Bendita esperança (Tt 2.13). O objetivo da pedagogia da graça é aguardarmos a manifestação da glória de Cristo (Tt 2.13). Assim, o cristão olha para trás e glorifica a Deus porque a graça o libertou da impiedade e das paixões mundanas; olha para o presente e exalta a Deus porque tem uma correta relação consigo, com o próximo e com o próprio Deus; e olha para o futuro e se santifica porque vive na expectativa da epifania do seu grande Deus e Salvador, Cristo Jesus.
Paulo chamou a epifania da glória de “bendita esperança”, porque o que começa com graça termina com glória. Aleluia!

 

3. Viver em santidade (Tt 2.14). Paulo destacou três gloriosas verdades acerca da operação da graça: (1) O presente da graça (Tt 2.14a). Não foi a cruz que produziu a graça, mas a graça que produziu a cruz. Jesus morreu não apenas para possibilitar a nossa salvação, mas para nos salvar. (2) O propósito duplo da graça (v. 14b). Remir-nos do poder que nos faz pecar e, por meio da morte de Cristo, nos purificar para sermos um povo exclusivamente Dele.
O Senhor quer um povo limpo e exclusivo em santidade. (3) O resultado da graça (v. 14c). O cristão não é apenas capacitado para realizar boas obras, mas ter entusiasmo e paixão por fazê-las.
Devemos viver intensamente para Aquele que morreu por nós. A graça nos educa para uma nova disposição, um prazer para boas obras. No coração do Evangelho está a verdade de que somos perdoados e aceitos por Deus, não por termos feito boas obras, mas a fim de que possamos fazê-las. As boas obras não são o fundamento de nossa aceitação, mas o seu fruto. Deus nos salvou para as boas obras, e não por causa delas.

 

A esperança é semelhante ao Sol, que lança as sombras para trás de nós, à proporção que marchamos ao seu encontro.”
(D L Moody)

 

 

III. VERDADES URGENTES (2.15)

1. Para serem ditas (Tt 2.15a). O bom líder deve transmitir aquilo que ele sabe, sendo diligente nas comunicações espirituais ao rebanho de Deus (Tt 2.15a). Assim, o pregador deve ser um instrumento da verdade divina, salientando ao seu rebanho a necessidade de ser negada a impiedade e as paixões mundanas, para que se viva piedosamente.
A comunicação também deveria ser para que aguardassem o retorno de Cristo. Deveríam, portanto, santificar-se para o juízo que terá lugar na ocasião da segunda vinda do Senhor. Deveriam ser um povo verdadeiramente diferente quanto à santidade pessoal e quanto à vida altruísta, com base no amor de Cristo e de um para com os outros.

 

2. Para serem exortadas (Tt 2.15b). As instruções dadas pelos pastores (Tt 2.15b) devem ser intensas e vigorosas; mas também positivas, pois devem incluir exortações à piedade e à bondade. Ou seja, devem encorajar os cristãos a agirem na prática do bem.
Para o líder, saber encorajar é um dom, e a Bíblia nos edifica e ajuda a encorajar os outros, revelando quem somos em Deus e o que é possível fazer para a Sua glória. Assim, quando estamos com dificuldades em alguma situação, sabemos que nossos líderes estarão equipados para nos encorajar na luta pela santidade e pelas boas obras.
O bom pastor também terá de reprovar o pecado, além de aprovar a retidão e as boas obras, pois sempre haverá muita coisa ruim a ser combatida no caminho da santidade. Assim, cada cristão deve realmente fazer oposição àquilo que deve combater. As Escrituras nos foram dadas como base de repreensão, visando à correção, à instrução na justiça e ao ensinamento da doutrina correta.

 

3. Para serem respeitadas (Tt 2.15c). Como deveriam ser realizadas por Tito a comunicação e a exortação na igreja? Com toda a autoridade espiritual (Tt 2.15c). Autoridade não é o mesmo que autoritarismo. Essa autoridade provinha do fato de que os bons pastores, em contraste com os falsos mestres, receberam sua comissão da parte do próprio Cristo. O autoritarismo provém do desejo pecaminoso de dominar sobre a vontade de outras pessoas. Então, o pastor deveria tomar a iniciativa, não permitindo que o paganismo ou os falsos ensinamentos desviassem seu povo da verdade cristã.
Por isso, ninguém deveria desconsiderar ou desdenhar as comunicações e exortações de Tito à Igreja. Ele deveria ser líder enérgico, que se impusesse de modo a ser reconhecida a sua autoridade, a fim de que a sua mensagem fosse respeitada.

 

APLICAÇÃO PESSOAL

Ser o padrão nas boas obras significa testemunhar com eficácia sobre a graça divina através da mensagem salvadora do Evangelho. Este é um dever de todo crente, e não apenas de quem está revestido das responsabilidades da liderança.

 

RESPONDA
1) Por que o marido deve permitir à esposa administrar o lar?
2) Qual o objetivo da pedagogia da graça?
3) Como deveriam ser realizadas por Tito a comunicação e a exortação à igreja?

 

 

VOCABULÁRIO
Abnegação: desapego.
Engajar: abraçar um ideal.
Epifania: manifestação visível do que estava oculto.
Ética: boa conduta social.
Pedagogia: método para ensinar algo a alguém.
Preceitos: regras.
Subserviente rendição: ato de agir como inferior ou subalterno.

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