LIÇÃO 8 – Jesus – O Bom Pastor

LIÇÃO 8: JESUS, O BOM PASTOR

 

EM ÁUDIO

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Dentre os animais menos ferozes a ovelha se destaca, e isso não é à toa. Ela sabe da sua vulnerabilidade por não ter garras, dentes fortes ou veneno, entre outros recursos de defesa.

A presença do pastor tranquiliza a ovelha. Pois, aquela, lança fora todo o medo que envolve o rebanho. Isso também pode ser aplicado a um grupo de pessoas, pois a ovelha é uma “fotografia” do ser humano. Deus escolheu o melhor animal para ser símbolo do seu povo, pois em alguns aspectos há semelhanças entre esses seres, e um dos maiores é a necessidade de ter um pastor. Sendo assim, quando Jesus se apresentou como o Bom Pastor, ele estava dizendo que Seu povo teria o Seu cuidado e proteção (Lc 15.4-6; Jo 10.16-18).

 

OBJETIVOS

  • Mostrar que Jesus é o verdadeiro pastor que deve ser seguido.
  • Evidenciar o contraste entre o Bom Pastor e o mercenário.
  • Entender o privilégio de ser ovelha

 

 

PARA COMEÇAR A AULA

Comece a aula abordando que a nossa meta como igreja não deve ser apenas acrescentar pessoas ao rebanho, mas também fazer discípulos. Todo crente deve cuidar das pessoas que Deus colocou sob sua responsabilidade: o pai, da sua família; os irmãos que têm cargos na igreja, de seus liderados; o pastor do templo, dos membros e congregados; o pastor presidente, dos pastores dos templos. Podemos fazer isso conscientes de que temos um Bom Pastor como nosso exemplo: Jesus.

 

 

RESPOSTAS:

1)        As ovelhas conhecem a sua voz; vai adiante das ovelhas.

2)        Não se importa; odeia as ovelhas em perigo.

3)        Ouvir o pastor, ser conhecidas, amadas e seguir o pastor, recebendo vida.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

Pastor • Ovelhas • Mercenários

 

 

Lição 8 – Jesus, o Bom Pastor

A parábola que Jesus narra só pode ser compreendida plenamente se nos reportarmos à prática pastoril daquela época, naquela região. Na Judeia, lugar de montanhas e vales, havia poucos lugares seguros com pastos suficientes para as ovelhas. Os pastores saíam com seus rebanhos e à noite precisavam colocar essas ovelhas no aprisco, um lugar seguro para protegê-las dos lobos e hienas. Havia dois tipos de aprisco. No inverno, havia um grande aprisco para onde vários pastores levavam seus rebanhos. Esse aprisco tinha uma porta forte que ficava trancada, e a chave era confiada ao porteiro. No dia seguinte, o pastor chamava suas ovelhas e saía com elas em busca de pastos verdes e águas tranquilas. No verão, os pastores ficavam com seus rebanhos nos campos e os recolhiam a um pequeno aprisco de pedras. Esse aprisco tinha uma abertura por onde as ovelhas entravam e saíam, e o próprio pastor era a porta. Jesus está se referindo a esses dois apriscos. No primeiro aprisco (10.1-3), os ladrões tentavam roubar as ovelhas subindo as paredes. No segundo aprisco, o próprio pastor servia de porta para as ovelhas. Jesus disse: Eu sou a porta das ovelhas (10.7). Jesus explicita na parábola a gritante diferença entre o ladrão e o pastor das ovelhas. O ladrão não entra pela porta do aprisco das ovelhas. Não é legítimo; é usurpador. Não tem interesse em cuidar das ovelhas, mas em roubá-las. Seu propósito não é servi-las, mas delas servir-se.

Livro: “João: As Glórias do Filho de Deus” (Hernandes Dias Lopes, Editora Hagnos Ltda., 2015, São Paulo-SP, pág. 275).

 

Estudada em 26 de maio de 2019

 

LIÇÃO 8

JESUS, O BOM PASTOR

 

TEXTO ÁUREO

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” Jo 10.11

 

VERDADE PRÁTICA

O Bom Pastor nos conduz, supre e protege.

 

 

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Jo 10.31-33 Jesus e Deus eram um

Terça – Jo 10.34-36 Jesus, o enviado de Deus

Quarta – Jo 10.38 O pai estava em Jesus

Quinta – Jo 10.39 Deus nos livrará dos nossos inimigos

Sexta – Jo 10.40 Em alguns momentos o melhor é se retirar

Sábado – Jo 10.41 Somos testemunhas da verdade

 

 

LEITURA BÍBLICA

João 10.11-16

11       Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

12       O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.

13       O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.

14       Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,

15      assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

16       Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.

Leitura completa; Jo 10.1-28

 

Hinos da Harpa: 156 – 413

 

 

JESUS, O BOM PASTOR

 

INTRODUÇÃO

 

I. O VERDADEIRO PASTOR

  1. Marcas do Bom Pastor Jo 10.1-6
  2. Porta das ovelhas Jo 10.7-10
  3. Ladrões e salteadores Jo 10.8


II. O BOM PASTOR

  1. Sua apresentação Jo 10.11
  2. Suas qualidades Jo 10.11, 14-18
  3. O mercenário Jo 10.12,13

 

III.  AS OVELHAS

  1. Ovelhas ouvem a voz Jo 10.27
  2. Ovelhas conhecidas e amadas Jo 10.27
  3. Segurança e vida eterna Jo 10.27-28

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

INTRODUÇÃO

O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas; os fariseus, por outro lado, como maus pastores, não estão preocupados com as ovelhas, e as lançam fora. O homem cego de nascença, uma verdadeira ovelha, tinha sido excomungado pelas autoridades judaicas, mas Jesus, o Bom Pastor, foi procurá-lo e o encontrou.

 

I. O VERDADEIRO PASTOR

  1. Marcas do Bom Pastor (Jo 10.1-6). Podemos destacar cinco marcas do verdadeiro pastor:
    a) O porteiro abre a porta. Ele é legítimo. Tem credenciais. E o dono das ovelhas, cujo trabalho é cuidar das ovelhas.
    b) As ovelhas conhecem a sua voz.
    c) O pastor conhece cada ovelha particularmente e chama cada uma pelo seu nome.
    d) O pastor conduz suas ovelhas para fora do aprisco. Leva-as para os campos verdes e às águas tranquilas.
    e) O pastor vai adiante das ovelhas. Jesus lidera; ele não induz! O pastor é seguido pelas ovelhas. Elas não seguem estranhos; seguem apenas o pastor.

Os fariseus não compreenderam a parábola de Jesus, pois na verdade eles não eram pastores, mas ladrões e salteadores. Não cuidavam das ovelhas, mas buscavam apenas seus interesses. Erdman diz que “os fariseus não tinham adquirido o poder que exerciam entrando “pela porta” de algum ofício ou função divinamente instituídos. Haviam subido por outra parte”.

 

2. Porta das ovelhas (Jo 10.7-10). Se antes Jesus fez um contraste na parábola entre o pastor e os ladrões e salteadores (10.1-6), agora ele faz um contraste entre a porta e os ladrões e salteadores (10.7-10). Jesus afirma categoricamente que Ele mesmo é a porta: “Eu sou a porta das ovelhas” (10.7). Ninguém pode entrar no aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta. Não há outro Salvador ou mediador. O próprio Jesus é a porta. Não se trata de uma cerimônia ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta é Jesus! Dentro dessa verdade temos:
a) Jesus é a porta da salvação (10.9). “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo.”
b) Jesus é a porta da libertação (10.9). “Entrará e sairá”. Há portas que conduzem à escravidão, mas Jesus é a porta que conduz à liberdade.
c) Jesus é a porta da provisão (10.9). “E achará pastagem”. Quem entra pela porta que é Jesus encontra pastagem. Nele há provisão farta e vida abundante.
d) Jesus é a porta da vida abundante (10.10). “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Jesus é a vida e veio para dar vida, vida plena, abundante, eterna.

 

3. Ladrões e salteadores (Jo 10.8). Vimos os predicados da porta das ovelhas. Agora, veremos duas marcas dos ladrões e salteadores:
a) Primeira, quanto ao seu ofício, os ladrões e salteadores não têm legitimidade (10.8). Os que vieram antes de Cristo são ladrões e salteadores. E, obviamente, Jesus não está se referindo a João Batista nem aos profetas, pois estes apontaram para Jesus e foram fiéis em seu ministério. É claro que Jesus está falando daqueles que, em vez de conduzirem as ovelhas em segurança ao aprisco de Deus, afugentaram as ovelhas como os fariseus fizeram com o homem que foi expulso (9.34). Os fariseus, chamados por Jesus de “filhos do diabo”, agiam como o ladrão que vem “roubar, matar e destruir” (10.10).

b) Segunda, os ladrões e salteadores quanto à sua ação são devastadores (10.10). Vêm somente para roubar, matar e destruir. Em primeira instância, o ladrão aqui é o fariseu (10.1). Esses religiosos matavam e destruíam as pessoas (Mt 23.15).

 

II. O BOM PASTOR

Jesus faz mais um contraste, agora entre o pastor e o mercenário. O mercenário é alguém contratado para cuidar das ovelhas, mas ele não é pastor nem dono das ovelhas. Faz o seu trabalho para receber um salário. Entre tantos nomes de Jesus, Bom Pastor é um dos que mais nos chamam a atenção. Jesus nos chama de ovelhas, e a ovelha é um animal indefeso, inseguro e míope, que não pode alimentar a si mesma, proteger a si mesma nem limpar a si mesma. A ovelha é totalmente dependente. Há um gritante contraste entre o poder do divino pastor com a fragilidade da ovelha.

1. Sua apresentação (Jo 10.11). Em João 10.11, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. O adjetivo “bom” indica o caráter excelente de Jesus. Esse pastor corresponde a um ideal tanto em caráter como em sua obra. Ele é único em sua categoria. O autor aos Hebreus, no capítulo 13, versículo 20, nos fala que o Jesus ressurreto dentre os mortos é o grande pastor das ovelhas, aquele que nos aperfeiçoa em todo o bem para cumprirmos a vontade de Deus. (O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, Hebreus 13:20)

 

2. Suas qualidades. O texto nos mostra várias qualidades sobre nosso Bom Pastor.
a) O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (10.11,15b). Jesus não é apenas pastor. Ele é o Bom Pastor, não é aquele que oprime, explora e devora as ovelhas, mas aquele que dá a vida por elas.
b) O Bom Pastor conhece intimamente suas ovelhas (10.14,15). Entre o pastor e suas ovelhas, há um conhecimento mútuo profundo.
c) O Bom Pastor tem outras ovelhas que ainda não estão no aprisco (10.16). Deus prometeu dar a Abraão uma numerosa descendência. Pessoas de todas as tribos, povos, línguas e nações foram compradas por Deus, e essas pessoas precisam ouvir a voz do pastor e ser agregadas ao aprisco de Deus. O rebanho de Cristo ainda não está completo. Há outras ovelhas dispersas que precisam ser levadas para o aprisco (10.16). Isso significa que precisamos fazer missões até os confins da Terra.
d) O Bom Pastor tem uma voz poderosa (10.16). Quando uma ovelha pela qual Jesus, o Bom Pastor, verteu o Seu sangue ouve e atende à voz do Evangelho, Jesus a conduz ao aprisco. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
e) O Bom Pastor vive para as ovelhas (10.17,18). O Bom Pastor é o Filho de Deus, o amado do Pai. Ele não morreu como um mártir, nem como uma vítima do sistema. Embora os judeus e gentios se tenham mancomunado para pregá-lo na cruz, Sua morte foi voluntária. Sua morte não foi um acidente, nem Sua ressurreição foi uma surpresa. O Bom Pastor tem poder para dar Sua vida e reassumi-la.

 

3. O mercenário (Jo 10.12,13). Vejamos, agora, três características do mercenário. O mercenário não é o ladrão nem o salteador, mas um empregado contratado para cuidar das ovelhas. Ele toma conta delas em troca do seu salário. Não há nele nenhuma disposição de enfrentar riscos para defender as ovelhas. Quais são suas peculiaridades?
a) O mercenário não se importa (10.12). Ele não tem cuidado pelas ovelhas. Se uma delas se desgarra do rebanho, ele não vai atrás dela. Se as ovelhas ficam enfermas, ele não se esmera para curá-las. Se alguma é atacada por uma fera, ele não lamenta.
b) O mercenário deixa as ovelhas em perigo (10.12,13). Quando um lobo ataca o rebanho, o mercenário foge. Seu interesse é poupar sua vida, e não as ovelhas.

 

III. AS OVELHAS

Depois de dizer aos judeus que eles não criam porque não eram Suas ovelhas, Jesus passa a falar sobre os privilégios de Suas ovelhas.

1. Ovelhas ouvem a voz (Jo 10.27). Não ouvem a voz de estranhos, mas a voz do pastor. Os que são de Cristo ouvem as palavras de Cristo. Os que são de Deus ouvem a voz de Deus. Um dia, você ouviu a voz do pastor e atendeu a ela. Você ouviu uma mensagem. Você leu um folheto. Você foi tocado por uma passagem das Escrituras, e o Espírito Santo abriu seu coração, plantou em você a divina semente e regenerou você. Você então atendeu ao chamado e respondeu com arrependimento e fé.

 

2. Ovelhas conhecidas e amadas (Jo 10.27). As ovelhas são amadas pelo pastor e conhecidas por Ele pessoalmente. O Senhor conhece os que lhe pertencem (2Tm 2.19). As ovelhas de Cristo têm o Seu selo. Jesus conhece você pessoalmente, profundamente, amorosamente. Ele sabe o seu nome. Jesus conhecia Simão (Jo 1.42) e chamou Zaqueu pelo nome (Lc 19.5). Escolheu você, não por causa dos seus méritos, mas por causa da generosa graça Dele. Jesus conhece sua natureza. Embora todos sejamos iguais, cada ovelha possui uma característica especial. Jesus conhece as nossas necessidades. Ele supre as nossas necessidades.

 

3. Segurança e vida eterna (Jo 10.27-28). As ovelhas ouvem e seguem. O pastor é seu guia. O pastor é seu líder. Elas andam nas veredas da justiça. O Bom Pastor vai à nossa frente. Ele não nos empurra. Não nos fustiga. Não nos ameaça com açoites. Prepara-nos pastos verdes e leva-nos às águas tranquilas. A vida eterna não é uma conquista das obras, mas uma oferta da graça. E um presente concedido pelo Pastor. As bênçãos da ovelha de Cristo não são apenas terrenas, mas também celestiais. Não são apenas temporais, mas também eternas. Não são apenas para agora, mas também para a eternidade.

 

APLICAÇÃO PESSOAL

Temos a segurança e provisão do nosso Bom Pastor. Que diferença essa verdade traz para sua vida?

 

RESPONDA

1)        Descreva duas marcas do verdadeiro pastor.

2)        Cite duas características do mercenário.

3)        Quais os privilégios de quem é ovelha?

VOCABULÁRIO

  • Aprisco: curral destinado ao abrigo de ovelhas; redil.
  • Mercenário: que é assoldadado, que trabalha ou serve por um preço ou soldo ajustado.
  • Míope: aquele que sofre de miopia.