Lição 3 – 1ª TIMÓTEO 2 – Oração e a Conduta das Mulheres

EBD – REVISTA TIMÓTEO E TITO – SERVOS DE DEUS E SERVOS DA IGREJA

LIÇÃO 3 – 1ª TIMÓTEO 2 – ORAÇÃO E A CONDUTA DAS MULHERES

EM ÁUDIO

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Olá, professor! Orar por todas as classes de pessoas e dar bom testemunho ético. Estas são duas atitudes essenciais para quem deseja influenciar positivamente todas as pessoas ao redor, em prol do Reino de Deus. Mas atente que, para ser uma bênção para outros, isso requer compromisso.
Testemunhar sobre a obra de Jesus na cruz em nosso lugar é dever de todo crente. Mas, para isso, precisamos agir com modéstia e em oração diária.
Portanto, enfatize em classe que, para sermos realmente fiéis, não haverá tempo para esmorecer na oração ou para afrouxar na boa conduta pública, pois os dias já se mostram terrivelmente maus.

 

OBJETIVOS
• Orar por amigos e inimigos;
• Agradecer pelo sacrifício de Cristo;
• Dar bom testemunho prático.

 

PARA COMEÇAR A AULA
Querido professor, inicie a aula com uma oração em círculo. Peça a todos que intercedam em favor de seus conhecidos, amigos, familiares, e também pelos desafetos e até inimigos. Após este momento, enfatize para a turma a imensa importância de ter um ministério contínuo de oração. Assim, para ter intimidade com Deus é preciso ter, antes, uma atitude de vigilância constante para boas condutas e oração, a fim de realmente agradá-lo.

 

PALAVRAS-CHAVE
Oração • Ética • Vigilância

 

RESPOSTAS
1) Orar para não terem agravadas as circunstâncias que já eram difíceis.
2) O que ele está fazendo em benefício dos homens, na pessoa de Jesus Cristo.
3) Levantar “mãos santas” e oração feita “sem raiva”.

 

LEITURA COMPLEMENTAR
O apóstolo Paulo destaca três alcances das orações.
Primeiro, “orar em favor de todos os homens”. Isso significa que nenhuma pessoa está fora da esfera das nossas orações. Devemos orar pelos salvos e pelos não salvos; devemos orar por nossos irmãos e até por nossos inimigos. Concordo com Hendriksen quando ele diz que a expressão todos os homens neste contexto significa todos os homens sem distinção de raça, nacionalidade ou posição social, e não todos os homens individualmente, tomados por um.
Segundo, “orar em favor dos reis”. Mesmo que essas autoridades sejam perversas, como era o caso do imperador Nero, devemos orar por elas. Ainda que pessoalmente sejam pessoas indignas, a posição que ocupam merece o nosso respeito e deve ser objeto das nossas orações.
Terceiro, “orar em favor dos que se acham investidos de autoridade”. A Bíblia é clara em afirmar que toda autoridade procede de Deus e é ministro de Deus para coibir o mal e promover o bem (Rm 13.1-3). Em vez de falar mal das autoridades, devemos orar por elas.
Em quarto lugar, os propósitos da oração (2.2b,3). A Igreja Primitiva era alvo constante de oposição e perseguição, de modo que era sábio orarem pelas autoridades.
Livro: 1 Timóteo: o pastor, sua vida e sua obra (Hernandes Dias Lopes. São Paulo: Hagnos, 2014. p. 55,56).

 

Estudada em 21 de julho de 2019.

 

LIÇÃO 3 – 1ª TIMÓTEO 2 – ORAÇÃO E A CONDUTA DAS MULHERES

 

TEXTO ÁUREO
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens.” 1Tm 2.1

 

VERDADE PRÁTICA
Busquemos orar por todas as pessoas e testemunhar a elas.

 

DEVOCIONAL DIÁRIO
Segunda-feira – 1Tm 2.1 Oração como ministério
Terça-feira – 2Pe 3.9 Arrependimento desejável
Quarta-feira – 1Tm 2.5 Cristo, único Mediador
Quinta-feira – Hb 7.25 Nosso intercessor
Sexta-feira – 1Tm 2.9 Mulheres modestas
Sábado – 1Tm 2.10 Mulheres piedosas

 

LEITURA BÍBLICA
1Timóteo 2.1-6
1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,
2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.
3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
Texto Completo: 1Tm 2.1-15

 

Hinos da Harpa: 296 – 225

 

1ª TIMÓTEO 2 – ORAÇÃO E A CONDUTA DAS MULHERES

 

INTRODUÇÃO

 

I. INTERCESSÃO POR TODOS 2.1-4
1. Oração em favor de todos 1Tm 2.1
2. Todas as classes de pessoas 1Tm 2.2
3. A vontade de Deus 1Tm 2.3,4

 

II. A BASE PARA A ORAÇÃO 2.5-7
1. Um só Deus e Mediador 1Tm 2.5
2. O resgate de Cristo 1Tm 2.6
3. Pregador e apóstolo 1Tm 2.7

 

III. DEVERES DE HOMENS E MULHERES 2.8-15
1. Homens crentes 1Tm 2.8
2. Mulheres crentes 1Tm 2.9,10
3. Conduta das mulheres 1Tm 2.11-l5

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

INTRODUÇÃO
O jovem Timóteo estava tendo dificuldade em aplicar ordem às congregações em Éfeso. Tanto os homens quanto as mulheres crentes começavam a dar ouvidos aos ensinos errados. Paulo, então, exortou a Igreja, lembrando a todos de suas responsabilidades espirituais.

 

I. INTERCESSÃO POR TODOS (2.1-4)
Como forma de resolver problemas muitos específicos gerados pelos falsos ensinos, ele exorta a Igreja à prática da oração.

 

1. Oração em favor de todos (1Tm 2.1). Paulo usou a expressão “Antes de tudo” (1Tm 2.1) para indicar que a oração é prioritária no culto público da Igreja. Mas há várias formas de oração. Devemos suplicar, apresentando um pedido a Deus por uma necessidade que sentimos. Isso é um ato de adoração. Portanto, devemos nos dirigir a Ele com um coração reverente, confiando completamente Nele ao orar. As ações de graças fazem parte da adoração e da oração. Assim, devemos dar graças por quem Deus é e por aquilo que Ele faz por nós em Sua graça.

 

2. Todas as classes de pessoas (1Tm 2.2). Paulo incentivou a Igreja a orar especificamente pelas autoridades (1Tm 2.2a). Na época, o imperador Nero ocupava o trono. Ele era perverso, mas, mesmo assim, os cristãos deveriam orar por ele. Então, ainda que não seja possível gostar de quem ocupa um cargo de autoridade, devemos orar pela pessoa investida nele (1Tm 2.2b).
A Igreja do primeiro século era alvo constante de oposição e perseguição. Assim, os crentes deviam orar pelas autoridades pagãs para terem uma vida “mansa”, ou seja, sem terem agravadas as circunstâncias que já eram difíceis. A “tranquilidade” refere-se a uma atitude interior de calma. Por fim, isso resulta em uma vida piedosa e honrada.
É claro que orar literalmente por “todos os homens” é um alvo abrangente demais. Não é possível orar por todas as pessoas do mundo mencionando-as pelo nome. Mas, sem dúvida, nenhuma classe de pessoa na Terra está fora da esfera de influência da oração feita com fé. Isso significa que devemos orar tanto pelos salvos quanto pelos não salvos; pelas pessoas próximas e também pelas que estão mais distantes de nós; pelos amigos e pelos inimigos.

 

3. A vontade de Deus (1Tm 2.3,4). Nos versículos 3 e 4 vimos os motivos para orar. Orar é algo bom em si mesmo, não apenas porque tem efeitos bons; também é agradável a Deus. Isso indica que devemos orar segundo a vontade de Deus, e não segundo os nossos desejos e caprichos egoístas.
A vontade de Deus, dentre outras coisas, é a salvação dos perdidos. Então, podemos orar para que muitas pessoas sejam salvas por meio da fé em Jesus Cristo. Isso porque a oração é parte importante do plano de Deus para alcançar o mundo perdido. Temos a responsabilidade de orar pelas almas perdidas e de nos colocar à disposição para compartilhar o Evangelho com outros.

 

 

II. A BASE PARA A ORAÇÃO (2.5-7)

 

1. Um só Deus e Mediador (1Tm 2.5). A oração fundamenta-se na obra de Jesus Cristo como Salvador e Mediador (1Tm 2.5). A oração manterá isso em nossas mentes.
Cristo, como o Mediador, tornou realidade os propósitos salvadores de Deus para os homens. Ele fez isso através da Sua missão terrena inteira e, nos céus, continua ocupando a posição de Mediador, intercedendo incessantemente por Seus remidos. Todo o bem-estar espiritual nos é proporcionado através deste ofício intermediário do Senhor.

 

2. O resgate de Cristo (1Tm 2.6). Cristo a si mesmo se deu (1Tm 2.6), Ele se entregou à morte por Sua livre e espontânea vontade. Ele se deu a si mesmo por nós, a fim de resgatar-nos de toda iniquidade.
O resgate fala de nossa libertação da servidão ao pecado, deixando entendida a ideia de que foi pago um preço em troca dessa liberdade. Assim, o sacrifício de Cristo teve grande benefício para com todos os que se achegam a Ele, livrando-os do poder, da culpa e da penalidade imposta por Deus contra o pecado humano.
Este é o testemunho de Deus: o que Ele está fazendo em benefício dos homens, na pessoa de Jesus Cristo. Esse testemunho deve ser dado pelos crentes conforme a vontade de Deus. Esse testemunho envolve, particularmente, o sacrifício de Cristo, que nos assegura o resgate.

 

3. Pregador e apóstolo (1Tm 2.7). Deus chama e ordena mensageiros para levar o Evangelho aos pecadores perdidos (1Tm 2.7). Paulo era um desses mensageiros. Ele era pregador, apóstolo e mestre. A ênfase é que essa boa-nova não é apenas para os judeus, mas também para os não judeus (os gentios).
Então, já que a base para a oração é a obra redentora de Jesus Cristo na cruz, a oração é uma atividade extremamente importante na Igreja. Deixar de orar pode ser considerado uma atitude equivalente a desprezar a cruz.
Chegamos agora ao conceito chave deste capítulo. Oramos por “todos”, pois Cristo morreu por “todos” e Deus deseja que “todos”, sejam salvos. Somos parte desse plano mundial para alcançar os perdidos e devemos ser diligentes nessa missão, antes que seja tarde demais.

 

 

III. DEVERES DE HOMENS E MULHERES (2.8-15)
Paulo segue abordando os problemas relacionados aos homens e mulheres que estão sendo influenciados por esses líderes falsos. Ele começa dizendo que homens e mulheres devem orar. Depois ele dedica a ensinar as mulheres a se portarem na Igreja e na sociedade.

 

1. Homens crentes (1Tm 2.8). Os homens deveriam orar publicamente na congregação local (2Tm 2.8). Na Igreja do primeiro século, tanto homens quanto mulheres oravam, mas Paulo enfatiza aqui os homens. A ideia é que, se eles não orassem, a igreja local não teria líderes consagrados.
Há dois elementos essenciais para a oração eficaz. O primeiro é o levantar de “mãos santas”, o que evidencia a santidade de vida. Quem tiver pecado na vida não pode orar esperando que Deus responda. O segundo elemento essencial é que a oração seja feita “sem raiva”. Assim, o indivíduo que é agitador e tem problemas frequentes de relacionamento com outros cristãos não pode orar e receber respostas de Deus.

 

2. Mulheres crentes (1Tm 2.9,10). Agora, a ênfase do apóstolo, nos versículos de 9 a 15, recai sobre o lugar da mulher na congregação local. Paulo admoestou essas mulheres cristãs a demonstrarem bom senso.
Elas deveriam usar trajes decentes (1Tm 2.9). Vemos aqui um contraste entre a beleza artificial do mundo e a verdadeira beleza da vida piedosa. Não há aqui proibição alguma contra o uso de joias ou de roupas bonitas em si, mas contra os excessos. Assim, os trajes de uma mulher devem ser decentes e de bom gosto, evitando os exageros.

 

3. Conduta das mulheres (1Tm 2.11-15). Algumas mulheres estavam abusando da liberdade que haviam encontrado em Cristo, ensinando os maus ensinos dos mestres falsos e até usurpando posições de liderança na Igreja. Esse é o problema que Paulo se refere em sua admoestação.
As mulheres do primeiro século não tinham participação na vida pública e ficavam em silêncio na sinagoga judaica. Há evidências de que um novo espírito de emancipação se espalhava nas novas congregações cristãs. Assim Paulo silencia estas mulheres e diz que elas não devem ensinar ou liderar na Igreja.
Ele lembra a história de Adão e Eva e a serpente de Gênesis capítulo três, para ilustrar como a serpente enganou Eva assim como os falsos mestres de Éfeso, estavam enganando as mulheres.
Esta é uma daquelas sessões nas cartas de Paulo, onde, Pedro disse que é meio difícil de entender (2Pe 3.16-18). Há diferentes interpretações sobre o que Paulo queria dizer aqui.
Alguns pensam que Paulo está proibindo as mulheres ensinar e ponto final. Outros pensam que Paulo está proibindo as mulheres de ter autoridade e liderança sobre os seus esposos. Outros que as mulheres podem e devem ensinar sob a liderança do pastor. Outros ainda pensam que Paulo só proibiu essas mulheres em Éfeso, daí os comentários sobre Adão e Eva seriam apenas uma comparação com essas mulheres que foram enganadas pelos falsos mestres.
Qualquer que seja a opinião, não se pode deduzir destas palavras de Paulo que a mulher não deva ensinar em hipótese alguma. E notório nas Escrituras que a mulher pode ensinar. O derramamento do Espírito foi prometido aos filhos e às filhas (Jl 2.18-30). Quando esta profecia se cumpriu no Pentecostes, havia no Cenáculo algumas mulheres. Todos os que estavam no Cenáculo, inclusive as mulheres, passaram a falar das grandezas de Deus (At 1.14; 2.1-3).
Havia profetisas na Igreja primitiva (At 21.8,9). As mulheres podiam orar no culto público e também profetizar (1Co 11.5). As mulheres mais velhas devem ensinar as mais jovens (Tt 2.3,4). Timóteo foi ensinado em sua casa por sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide (2Tm 1.5; 3.15).
No versículo 11, a palavra “submissão” quer dizer estar numa posição dentro de uma hierarquia formal. O militar, por exemplo, sabe que a hierarquia se refere às ordens e à autoridade, e não ao valor ou à capacidade do ser humano submetido a ela. Então, da mesma forma que haveria confusão no exército caso não existissem níveis de autoridade, também a sociedade seria caótica se não houvesse ordem ou liderança.
Portanto, submissão não é o mesmo que subjugação. Desta maneira, a mulher cristã deve reconhecer a ordem de Deus, no lar e na Igreja e seguir essa ordem com alegria (1Tm 2.11-15). A esposa cristã que se submete de bom grado ao Senhor e ao marido que é realmente crente e piedoso, pode desenvolver o que há de melhor em si, porque a submissão é a chave para o crescimento espiritual e para o ministério.

 

APLICAÇÃO PESSOAL
Orar por todas as classes de pessoas e dar bom testemunho de nossa fé a elas, nos conduzindo bem na Igreja e no mundo, é dever de todo crente.

 

RESPONDA
1) O que significava orar por “vida mansa”?
2) Qual o testemunho de Deus, segundo Paulo?
3) Quais os dois elementos para a oração eficaz?

 

VOCABULÁRIO
Apóstolo: enviado.
Iniquidade: maldade.
Mediador: intermediário.
Subjugação: submissão por inferioridade.