Lição 7 – Salmo 91 – Vivendo no Esconderijo de Deus

LIÇÃO 7 – SALMO 91 – VIVENDO NO ESCONDERIJO DE DEUS

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Querido professor, o salmo 91 é um cântico para tempos de perigo, isto é, quando estamos vulneráveis, cercados ou desafiamos as forças do mal. É possível também perceber nele que algumas palavras, como “refúgio” e “escudo” fazem-nos lembrar de Davi, algumas outras, de Moisés, no entanto sua autoria é anônima.
Apesar disso, o mais importante é entendermos que o salmista estava dizendo que aquele que tem Deus como seu guardião descansará sob a sua sombra, esta dá uma ideia de uma abundante extensão de proteção.
Em momentos difíceis, os homens buscam uma variedade de esconderijos, aqui, porém, aprendemos que a única proteção segura e inexpugnável que podemos recorrer é a proteção de Deus.

 

OBJETIVOS
• Identificar autor, título, classificação e a poesia hebraica.
• Compreender que precisamos viver em obediência e santificação para desfrutar da proteção de Deus.
• Reconhecer que Deus destaca anjos para intervir na relação humano-espiritual em que vivemos.

 

PARA COMEÇAR A AULA
Inicie esta aula perguntando quem já necessitou da ajuda da segurança pública ou privada para se sentir seguro. Em seguida, aborde que embora isso seja muito importante, nós estamos diuturnamente numa guerra espiritual na qual não podemos ver o nosso inimigo, tampouco nos proteger de seus ataques, por isso temos a necessidade de nos escondermos no esconderijo de Deus.
Só Nele, além de estarmos seguros, também podemos descansar em meio à guerra porque Ele nos prometeu que enquanto estivermos no esconderijo do Altíssimo, teremos descanso.

 

PALAVRAS-CHAVE
Proteção • Segurança • Fé

 

RESPOSTAS
1) Confiança em Deus.
2) Onipotência
3) Proteção de Deus

 

LEITURA COMPLEMENTAR
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito.” Não um anjo da guarda, como alguns sonham ternamente, mas a referência aqui diz respeito a todos os anjos. Eles são os guarda-costas dos príncipes do sangue imperial do céu, e receberam comissão, do seu Senhor, e nossa, para vigiar cuidadosamente todos os interesses dos fiéis. Quando os homens recebem uma incumbência, eles ficam duplamente cuidadosos, e por isto os anjos são representados como incumbidos, pelo próprio Deus, a garantir que os eleitos estejam protegidos.
E através das ordens dos exércitos do céu que eles observam especialmente as pessoas que habitam no Senhor; não devemos nos admirar porque os servos são incumbidos de cuidar do consolo dos hóspedes do seu Senhor; e podemos ter certeza de que, quando eles são especialmente incumbidos pelo próprio Senhor, eles realizarão cuidadosamente a tarefa que lhes foi imposta.
Livro: Os Tesouros de Davi vol. 2 (Charles Spurgeon, CPAD, 2017, pag. 722)

 

Estudada em 17 de novembro de 2019

 

LIÇÃO 7 – SALMO 91- VIVENDO NO ESCONDERIJO DE DEUS

 

TEXTO ÁUREO
“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. ” Sl 91.11

 

VERDADE PRÁTICA
Servindo a Deus, temos segurança para viver neste mundo.

 

DEVOCIONAL DIÁRIO
Segunda-feira – Sl 31.24 Esforçai-vos
Terça-feira – Sl 32.5 Confessarei as minhas transgressões
Quarta-feira – Sl 40.1-3 Um novo cântico em minha boca
Quinta-feira – Sl 62.2 Somente Deus é rocha e salvação
Sexta-feira – Sl 139.23 Prova-me e conhece meus pensamentos
Sábado Sl 139.24 Guia-me pelo caminho eterno

 

LEITURA BÍBLICA
Salmo 91.1-7
1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,
6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.
Texto Completo: Sl 91.1-16

 

Hinos da Harpa: 369 – 258

 

SALMO 91 – VIVENDO NO ESCONDERIJO DE DEUS

 

INTRODUÇÃO

 

I. ASPECTOS GERAIS
1. Autor, título e data
2. Classificação
3. Poesia hebraica

 

II. ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO Sl 91.1-9
1. Invisíveis pela fé Sl 91.1-4
2. Não te assustarás Sl 91.5-6
3. Palavra e fé Sl 91.7-9

 

III. DÁ ORDEM AOS SEUS ANJOS Sl 91.10-16
1. Lares protegidos Sl 91.10
2. O diabo reconheceu Sl 91.11-13
3. Promessas vencem os perigos Sl 91.14-16

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

INTRODUÇÃO
Chegamos hoje a um dos salmos mais conhecidos. O Salmo 91 é uma página de fé e sabedoria para a nossa vida diária. Uma riqueza literária inspirada por Deus derrama-se por todo este belo hino, revelando o amor e a proteção de Deus para todo discípulo que viver no esconderijo do Altíssimo.

 

I. ASPECTOS GERAIS

1. Autor, título e data. Como você deve ter percebido ao ler sua Bíblia, este salmo não contém título em itálico. Assim, não temos como afirmar sua autoria, data nem circunstâncias de sua composição. Para os doutores do judaísmo, quando um salmo anônimo aparece em seguida de outro de autoria identificada, deve-se considerar o mesmo autor anterior. Sendo assim, podemos imaginar que Moisés escreveu o Salmo 91.
Reforça esta tese o fato de o Salmo 91 conter muita semelhança de estilo e emprego de termos específicos da língua original como o Salmo 90, de tradução às vezes difícil, o que chamamos de expressões idiomáticas. Com temática idêntica, os salmos 90, 91 e 92 formam uma trilogia sobre confiança em Deus, o que também reforça a tese mosaica.

 

2. Classificação. Este é um salmo didático e de sabedoria, confiança e devoção, semelhante ao anterior.

 

3. Poesia hebraica. O Salmo 91 é um dos poemas mais ricos de todo o livro. O texto apresenta-se cheio de imagens e figuras de linguagem. A “voz” do salmista alterna entre a primeira, segunda e terceira pessoas dos verbos empregados. Nos versículos 1-2, temos o emprego da primeira pessoa, “eu”. Os versículos 3-13 estão em segunda pessoa, “tu”. Por fim, nos versos 14-16, a poesia retorna à primeira pessoa, “eu”, porém, é o próprio Deus quem “empresta” sua fala ao poema.
Sobre essas variações, alguns estudiosos olham o hino por um prisma muito teológico, chegando a acreditar que nos últimos versículos é o próprio Deus quem fala mesmo. Em nosso humilde entendimento, temos apenas uma construção literária, não obstante a reconhecida inspiração divina do salmo, como aprofundaremos.

 

 

II. ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO (Sl 91.1-9)

1. Invisíveis pela fé (Sl 91.1- 4). “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio” (Vv. 1-2). A moderna noção de esconderijo não é muito diferente da remota época deste salmo. Criminosos e perseguidos pela justiça costumam esconder-se até hoje, a exemplo do ex-presidente Saddam Hussein e do ativista Osama bin Laden. Aquele que habita no mais alto lugar (Altíssimo) esconde-nos. Debaixo de sua sombra, ficamos “invisíveis” e invulneráveis a quaisquer ataques, sejam comuns ou espirituais. El Shadai, o Onipotente, detém o maior poder de proteção. Somos “indetectáveis” por meio da nossa fé, assim como foram os filhos de Israel no Egito (Êx 12.13). O sangue de Jesus é a nossa “senha” de segurança. O diabo não pode nos tocar quando vivemos com Deus (1Jo 5.18).

 

2. Não te assustarás (Sl 91.5- 6). “Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia”. Jesus nos alertou que teríamos lutas (Jo 16.33). A condição de seres vivos nos deixa expostos a perigos. Doenças podem atormentar a humanidade rapidamente. Agentes patológicos invisíveis, como vírus e bactérias, podem comprometer a saúde de uma população rapidamente. Mas temos uma promessa que Deus nos guardará “da peste que se propaga nas trevas” e “da mortandade que assola ao meio-dia” (v. 6).
Além desse campo natural, temos lutas espirituais também, todavia, devemos nos lembrar que Jesus já venceu o diabo e a morte (Ap 1.18). O adversário, qual um passarinheiro astuto, monta armadilhas invisíveis ao homem natural. Mas Deus rastreia e detecta toda ação maligna antes mesmo disso acontecer.
Porém, para vivermos sob a sombra do Onipotente, temos de recepcionar a sua mensagem diariamente em nossos corações, vivendo em obediência e santificação. Jesus lamentou que Jerusalém houvesse rejeitado essa proteção (Mt 23.37), sendo a cidade arrasada logo depois pelo exército romano, 70 d. C., cumprindo a profecia de Mateus 24.2.
“Não te assustarás do terror noturno” (v. 5) é a palavra de Deus para o nosso período de sono, quando fisicamente estamos mais vulneráveis. Inicialmente, esse terror noturno tem a ver com a invasão que cidades podem sofrer durante a noite, a exemplo do recente lançamento de mísseis dos EUA, Reino Unido e França sobre a Síria durante a noite de 13 de abril de 2018.
Porém, esse “terror noturno” também é um conceito em Psicologia, diferente de pesadelo. É um distúrbio do sono, segundo o qual a pessoa, inclusive crianças, assusta-se com “algo”, podendo gritar e ficar muito agitada, porém, dorme depois e não se recorda do fato no dia seguinte. Pais costumam ficar muito preocupados com a causa desse terror. No Salmo 91, Deus afirma que, se “habitarmos” nele, não nos assustaremos com o terror noturno.

 

3. Palavra e fé (Sl 91.7-9). “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.” (v.7). Este versículo é uma alusão às antigas guerras, onde os combates eram corpo a corpo. Espada e escudo eram fundamentais. Na mão direita, a espada, a arma de ataque; à esquerda, o soldado embraçava o escudo, uma peça grande, geralmente feita de couro ou bronze, que lhe protegia órgãos vitais do corpo.
Escrevendo aos efésios, o apóstolo Paulo lembrou desta cena, afirmando: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus (…), embraçando sempre o escudo da fé (…) e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.11, 16-17). Não tenha medo, tenha fé. Nossas forças podem falhar. Usemos o poder da Palavra, foi assim que Jesus venceu o inimigo (Mt 4). Ao dizer: “está escrito”, o Filho de Deus refugiou-se no esconderijo do Altíssimo.

 

 

III. DÁ ORDEM AOS SEUS ANJOS (Sl 91.10-16)

1. Lares protegidos (Sl 91.10). “Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda”. Ao mesmo tempo em que o Senhor nos ensina fazermos dele a nossa “morada”, Deus volta sua atenção para a importância que os nossos lares têm, enquanto espaço físico e humano que reúne a Igreja e a célula mater da sociedade, a família. Diz o Onipotente: “praga nenhuma chegará à tua tenda’’, (v. 10). Não obstante os ferrenhos ataques do inferno e da sociedade decadente de princípios morais contra a família, nosso lar prosseguirá cumprindo o seu papel de “oficina de Deus”, onde a Igreja vive e prossegue sua marcha triunfante de geração em geração até que o Noivo retorne (Mt 25).
Para cumprir algumas tarefas relacionadas à nossa “invisibilidade” e invulnerabilidade no esconderijo do Altíssimo, Deus destaca anjos para intervir na relação humano-espiritual que vivemos (v. 11). Mais rápido do que a luz, que viaja a 300 mil quilômetros por segundo, anjos poderosos do Senhor descem à Terra para ministrar sobre os que hão de herdar a vida eterna (Hb 1.14).
Durante a tentação de Jesus no deserto, anjos estavam ali, invisíveis, esperando a hora certa de agir. O diabo havia tentado Jesus a “entregar” o jejum de quarenta dias com um pedaço de pão provindo de sugestão maligna (Mt 4.3). Porém, por viver no esconderijo do Altíssimo, em obediência, e saber manusear corretamente o escudo da fé e a espada do Espírito, depois que Satanás foi expulso (Mt 4.10), os mensageiros de Deus trouxeram-lhe alimento (Mt 4.11). Imagine quantas bênçãos teremos se seguirmos este exemplo do Mestre!

 

2. O diabo reconheceu (Sl 91.11-13). “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (vv. 11-12). O versículo 11 do Salmo 91 tem um valor hermenêutico sui generis: o Adversário citou esse texto para Jesus durante a Tentação. Ao fazer isto, o Inimigo atribuiu um elemento profético e messiânico ao versículo, ao mesmo tempo em que “reconheceu” o poder da Palavra de Deus e a divindade do Messias.
Muito embora não precisemos do Adversário para interpretar a Bíblia, dentro de um estudo sistemático das Escrituras, tal fato não é desprezível, até porque Jesus não contestou a citação direcionada a ele, apenas compreendeu que a promessa no versículo 11 não podia ser interpretada da forma pretendida pelo Maligno, que induzia o Salvador ao suicídio (Mt 4.6).

 

3. Promessas vencem os perigos (Sl 91.14-16). “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”. O Salmo 91 fala-nos de muitos perigos, todavia, maiores são as promessas divinas para quem habita no esconderijo do Altíssimo. Em toda situação: guerras, ciladas, doenças, terror, dia e noite, caminhando, em casa, no meio de feras. As promessas de livramento alcançam toda esfera e nos garantem: livramento, salvação, resposta à oração, companhia, honra, felicidade e longevidade. Eis o cabedal de promessas de Deus para você em todo o Salmo 91, especialmente referidas nos versículos 14-16.
O Salmo 91 é um Salmo alegre, seu tom é elevado. A fé está na sua melhor forma, e se expressa nobremente. Aquele que pode viver neste espírito será destemido e desfrutará da proteção celestial. Vivamos com Deus.

 

APLICAÇÃO PESSOAL
Enquanto servimos ao Senhor, não precisamos viver atemorizados pelos perigos que nos cercam. Podemos descansar a nossa alma à sombra do Onipotente, confiando plenamente em Sua proteção.

 

RESPONDA

1) Segundo a lição, qual o tema central da trilogia formada pelos Salmos 90, 91 e 92?

2) Qual atributo de Deus é ressaltado com a Sua capacidade de proteção e a figura da “sombra”?

3) De acordo com a lição, qual o sentimento se destaca no Salmo 91?

 

VOCABULÁRIO
• Sui generis: Expressão em latim que indica algo único em seu gênero. Peculiar, incomum.

• Patológico: Que revela doença; mórbido, doentio.

• Célula mater: o fundamento de algo, o básico, o primordial, o que deste se origina, a prima-dona, a primeira matéria.

Um Comentário

  1. Tenha uma aula abençoada e comente aqui.