Lição 4 – 1ª TIMÓTEO 3 – Pastores, Diáconos e a Igreja

EBD – REVISTA TIMÓTEO E TITO – SERVOS DE DEUS E SERVOS DA IGREJA

 

LIÇÃO 4: 1ª TIMÓTEO 3 – PASTORES, DIÁCONOS E A IGREJA

EM ÁUDIO

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Olá, professor! Uma boa maneira de abordar a aula de hoje é comparar os ofícios de pastor e de diácono. Eles são os líderes espirituais de uma congregação local. Os pastores (também chamados de bispos ou presbíteros no Novo Testamento) ensinam, pregam a Palavra e pastoreiam as almas daqueles que estão sob seus cuidados.
Os diáconos também possuem uma função importantíssima na promoção da saúde da igreja local, mas a sua função é diferente daquela dos pastores. O papel bíblico dos diáconos é cuidar das necessidades físicas e logísticas da Igreja, de modo que os pastores possam se concentrar no seu chamado primário.  Ambas as funções visam a edificar a Igreja de Cristo, coluna e baluarte da verdade.

 

OBJETIVOS
• Orar pelos pastores;
• Ajudar os diáconos;
• Engajar-se mais na igreja local.

 

PARA COMEÇAR A AULA
Querido professor, inicie a aula escrevendo no quadro: PRESBÍTEROS E DIÁCONOS. Explique à turma que há uma perfeita harmonia entre essas duas funções.
A Bíblia encarrega os pastores das tarefas de ensinar e liderar as igrejas, enquanto o papel dos diáconos é direcionado ao serviço temporal das igrejas.
Os bons diáconos liberam os pastores para que possam focar no pastoreio das necessidades espirituais da igreja local.

 

PALAVRAS-CHAVE
Pastor • Diácono • igreja local

 

RESPOSTAS
1) Presbítero tem mais a ver com a pessoa; pastor está mais ligada à função.
2) Ser respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
3) Para sua defesa e proclamação.

 

LEITURA COMPLEMENTAR
Duas verdades importantes acerca da Igreja são colocadas em relevo.
Em primeiro lugar, a Igreja é a morada do Deus vivo. — Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo… (3.14,15a). A Igreja é a casa de Deus, a morada do Altíssimo, o santuário do Espírito. Deus habita na Igreja. Nós, povo de Deus, somos sua habitação (1Co 3.16; 6.19; 2Co 6.16).
(…)
Em segundo lugar, a Igreja é a coluna e baluarte da verdade (3.15b).
… coluna e baluarte da verdade. A Igreja é fundamento da verdade na medida em que se baseia em Cristo, pois Ele é o fundamento da Igreja (1Co 3.11). O próprio Cristo é a verdade (Jo 14.6).
(…)
A ideia nesta passagem é que o dever da Igreja é levantar a verdade de tal forma que todos a vejam. A palavra grega hedraioma, traduzida por baluarte, significa aquilo que sustenta um edifício. O baluarte mantém o edifício em equilíbrio e intacto. O baluarte é o fundamento.
A Igreja é comparada com uma coluna e um fundamento. Como a coluna sustenta o teto e como o fundamento sustenta toda a estrutura da casa, assim a Igreja sustenta a gloriosa verdade do Evangelho no mundo.
A Igreja sustenta a verdade por ouvi-la e obedecer-lhe (Mt 13.9), por usá-la corretamente (2Tm 2.15), por guardá-la no coração (SI 119.11), por defendê-la (Fp 1.16), por proclamá-la (Mt 28.18-20).
Livro: 1 Timóteo: o pastor, sua vida e sua obra (Hernandes Dias Lopes. São Paulo: Hagnos, 2014. p. 78,79).

 

Estudada em 28 de julho de 2019

 

LIÇÃO 4: 1ª TIMÓTEO 3 – PASTORES, DIÁCONOS E A IGREJA

 

TEXTO ÁUREO:
“Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” 1Tm 3.15

 

VERDADE PRÁTICA
A Igreja é o fundamento da verdade, por isso devemos cuidar bem dela.

 

DEVOCIONAL DIÁRIO
Segunda-feira – 1Tm 3.1 Aspiração para servir
Terça-feira – 1Tm 3.2 Líder irrepreensível
Quarta-feira – 1Tm 3.7 Boa reputação
Quinta-feira – 1Tm 3.10 Líder experimentado
Sexta-feira – 1Tm 3.12 Família sob controle
Sábado – 1Tm 3.15 Guardiã da verdade

 

LEITURA BÍBLICA
1Timóteo 3.13-16
13 Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.
14 Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve;
15 para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
16 Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.
Texto Completo: 1Tm 3.1-16

 

Hinos da Harpa: 147 -132

 

1ª TIMÓTEO 3 – PASTORES, DIÁCONOS E A IGREJA

 

INTRODUÇÃO

 

I. UM BOM PASTOR 3.1-7
1. Caráter pessoal e hábitos 1Tm 3.1-3
2. Atitudes perante a família 1Tm 3.4,5
3. Experiência e boa reputação 1Tm 3.6,7

 

 

II. UM BOM DIÁCONO 3.8 -13
1. Caráter hábitos e experiência 1Tm 3.8,9
2. Provados por um tempo 1Tm 3.10,11
3. Dedicação ao serviço 1Tm 3.12,13

 

 

III. IGREJA COLUNA DA VERDADE 3.14-16
1. Esperança de ver Timóteo 1Tm 3.14
2. A casa de Deus 1Tm 3.15
3. O Redentor da Igreja 1Tm 3.16

 

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

 

INTRODUÇÃO
Depois de tratar da correta postura de homens e mulheres no culto público, Paulo escreveu sobre as qualificações de excelência da liderança da Igreja. O apóstolo abordou os predicados do bispo e do diácono, trazendo uma profunda definição da Igreja e de Jesus, seu Redentor.

 

 

I. UM BOM PASTOR (3.1-7)

1. Caráter pessoal e hábitos (1Tm 3.1-3). No trato com a liderança da Igreja, Paulo afirmou que O episcopado é um ministério, e não meramente um cargo. É um chamado, uma vocação concedida pelo próprio Espírito Santo. Por isso ele pode ser desejado com legitimidade (1Tm 3.1).
Aliás, ninguém deve exercer qualquer ministério na Igreja sem ter convicção de que este é um chamado de Deus. Então, o apóstolo está dizendo que é digno desejar a obra, O serviço, ao contrário dos que só almejam a promoção na Igreja.
O Novo Testamento usa os títulos bispo, pastor e presbítero descrevendo a mesma posição de liderança. (At 20.17,28; 1Pe 5.1-7). Na Assembléia de Deus predomina a tese de que os títulos e cargos são diferentes e hierarquicamente graduados: presbíteros, depois evangelistas e depois pastores. Evitam usar o título de Bispo, mas usam ao título de Pastor Presidente.
O presbítero é o ancião; o bispo ou pastor é o supervisor. A palavra presbítero tem mais a ver com a pessoa, e os termos bispo ou pastor estão mais ligados à função.
Das quinze qualificações exigidas para um homem ocupar o ministério de liderança na Igreja, apenas uma se refere à habilidade de ensino. Assim, os requisitos para ocupar uma posição de liderança na Igreja exigem excelência moral mais que intelectual (1Tm 3.2,3), As qualificações estão relacionadas com a personalidade, o caráter e o temperamento da pessoa.

 

2. Atitudes perante a família (1Tm 3.4,5). Com respeito à família do pastor, ele deve ser um homem de moralidade inquestionável, inteiramente fiel e leal à sua esposa (1Tm 3.2b). Não à maneira dos pagãos, em uma relação imoral com outra mulher.
Ele também precisa liderar bem a sua casa (1Tm 3.4,5), O seu primeiro rebanho é sua família. Então, se ele fracassa em cuidar de sua casa, dificilmente terá sucesso no cuidado da casa de Deus.
No que se refere ao trato do dinheiro e bens, o líder cristão não pode ser um homem avarento (1Tm 3.3), ou seja, não pode amar o lucro mais do que ama a Deus ou as pessoas.

 

3. Experiência e boa reputação (1Tm 3.6,7). Falando em termos espirituais, o pastor não pode ser novo convertido, um imaturo na fé (1Tm 3.6), precisa ser alguém sólido na fé, firme na doutrina e experimentado na vida. Isso porque a imaturidade espiritual na vida é o portal da soberba, e a soberba é o solo escorregadio onde o diabo derruba muitos líderes.  Então, o líder cristão precisa ser despojado de vaidade, avesso à soberba. Deve ser alguém que controle seus instintos, paixões e desejos; também deve ser alguém cujo controle interno se transforme em beleza externa.  O pastor também precisa ter bom testemunho dos de fora (1Tm 3.7). Embora o líder cristão exerça seu ministério entre os crentes, seu testemunho transborda além das fronteiras da Igreja. Sua vida fora dos portões não é diferente daquela vivida dentro da família e da Igreja.

 

II. UM BOM DIÁCONO (3.8-13)

1. Caráter, hábitos e experiência (1Tm 3.8,9). Depois de elencar as virtudes que devem ornar a vida do pastor, Paulo passou a falar sobre os atributos dos diáconos (1Tm 3.8,9), muitas das qualificações dos diáconos são as mesmas dos pastores.
O diácono é o servo que coopera com aqueles que se dedicam à oração e ao ministério da Palavra. Os primeiros diáconos foram nomeados assistentes dos apóstolos, principalmente na ação social, mas também na ministração da Palavra.
Ambos são ministérios cristãos que exigem pessoas espirituais, cheias do Espírito Santo, para exercê-los. A única diferença está na forma que cada ministério assume, exigindo dons e chamados diferentes.
As quatro qualificações que se seguem tratam do comportamento, da fala, do uso do álcool e da atitude em relação ao dinheiro. Esses quatro atributos revelam que todo líder cristão, em geral, deve ter controle sobre si mesmo.

 

 

2. Provados por um tempo (1Tm 3.10,11). Os líderes cristãos precisam ser provados e experimentados (1Tm 3.10). Os candidatos ao diaconato precisam ser primeiramente experimentados, passando por tempo probatório. O treinamento precede a escolha e a ordenação. Primeiro a prova, depois o exercício do ministério. Primeiro um servo; depois um líder. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo (3.11).
Há três interpretações deste versículo. 1) Paulo se refere aqui a diaconisas. Mulheres ordenadas ao diaconato. 2) Paulo se refere às esposas dos diáconos. 3) Paulo se refere a colaboradoras dos diáconos, nestes dois últimos casos, mulheres não ordenadas ao diaconato. Claro que há argumento pro e contra cada um desses entendimentos. Qualquer que seja o caso, estas mulheres prestavam excelente serviço à Igreja e aos necessitados e deviam ter as mesmas qualificações dos diáconos. Quatro virtudes devem ornar suas vidas serem respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. Ou seja, essas mulheres deveriam ser cuidadosas com respeito à conduta, à língua, ao temperamento e ao testemunho.

 

 

3. Dedicação ao serviço (1Tm 3.12,13). Os diáconos devem governar bem a própria casa e ser dedicados ao serviço (1Tm 3.12,13). Não se trata de uma plataforma de privilégios, mas de muito serviço. Também não é um cargo a ser ocupado, mas um ministério de serviço aos outros. Aqueles que se esmeram no ministério de servir aos homens em nome de Deus, recebem de Deus a recompensa.
As qualificações para o episcopado e para o diaconato são muito semelhantes. São as qualificações básicas que todos os líderes cristãos devem ter, de maneira geral. Colocando as duas listas lado a lado, podemos notar que há quatro áreas principais a serem investigadas.
Com respeito à própria pessoa, o candidato tem de ter domínio próprio e maturidade, inclusive nas áreas da bebida, do dinheiro, do temperamento e da língua; com respeito a seus relacionamentos, ele tem de ser hospitaleiro e amável; com respeito aos de fora, muito respeitado; e com relação à fé, apegar-se firmemente à verdade e ter o dom de poder ensiná-la.  Qualquer habilidade que um fiel cristão tenha, deve dedicá-la ao serviço de seus companheiros crentes.” (Calvino).

 

 

III. IGREJA, COLUNA DA VERDADE (3.14-16)

1. Esperança de ver Timóteo (1Tm 3.14). Depois de tratar das qualificações dos pastores e dos diáconos, Paulo passa a falar sobre os atributos da Igreja de Deus (1Tm 3.14). O propósito do apóstolo é orientar o jovem pastor Timóteo acerca do correto procedimento na casa de Deus. Timóteo deve saber supervisionar o culto e a eleição de oficiais.
Provavelmente esta epístola foi escrita na Macedônia, talvez em Filipos, antes da jornada do apóstolo dos gentios à Espanha. Isso só poderia ter tido lugar após Paulo ter sido solto de seu primeiro encarceramento em Roma.
Vemos aqui que é algo extremamente sério servir na igreja local. Haverá muitas lutas e perseguições. Portanto, cada um deve examinar o próprio coração e estar certo de ser qualificado pela graça de Deus.

 

2. A casa de Deus (1Tm 3.15). A Igreja, que é a casa de Deus, se compõe dos próprios crentes, porquanto está aqui em foco a Igreja como corpo de Cristo, e não alguma estrutura física local. Assim, a Igreja tem dupla responsabilidade em relação à verdade (1Tm 3.15).
Primeiro, como fundamento, sua função é sustentar a verdade com firmeza, de tal forma que ela não caia por terra sob o peso de falsos ensinos.
Segundo, como coluna, tem a função de mantê-la nas alturas, de modo que não fique escondida do mundo. Sustentar com firmeza a verdade é a defesa e a confirmação do Evangelho; mantê-la bem alto é a proclamação do Evangelho. A Igreja é chamada para esses dois ministérios.
Há uma estreita conexão entre a Igreja e a verdade. A Igreja depende da verdade para sua existência, e a verdade depende da Igreja para sua defesa e proclamação.

 

3. O Redentor da Igreja (1Tm 3.16). Paulo concluiu este capítulo com um hino de exaltação a Jesus (1Tm 3.16). Todo o sistema da verdade cristã é uma revelação divina, e não uma invenção humana. Por isso Cristo foi chamado aqui de o ministro da piedade, porque só podemos conhecê-lo pelo fato de Ele ter se revelado; e, mesmo assim, jamais poderemos conhecê-lo plenamente, pois Seu caráter e Suas obras transcendem nossa capacidade de compreensão.
O Redentor da Igreja é imensuravelmente grande, e essa grandeza foi manifestada neste hino da Igreja primitiva. Paulo se referiu aqui à perfeita humanidade de Cristo. Jesus também foi justificado em espírito. Nem todos os homens reconheceram Sua glória, pois Ele foi desprezado pelos
homens. Contudo, Jesus foi plenamente vivificado pelo Espírito. O túmulo está vazio! Cristo ressuscitou! Ele vive! Aleluia!

 

 

APLICAÇÃO PESSOAL
A Igreja como corpo de Cristo é invisível e o fundamento da verdade. Ela se manifesta ao mundo através das diversas igrejas locais. Portanto, devemos cuidar bem de cada Igreja e de sua liderança local, para podermos pregar o Evangelho.

 

 

RESPONDA
1) Qual a diferença entre as palavras presbítero e pastor?
2) Quais as quatro virtudes das auxiliares dos diáconos?
3) Para que a verdade depende da igreja?

 

 

VOCABULÁRIO
• Atributo: qualidade.
• Ministério: serviço na Igreja.
• Predicados: qualidades.
• Probatório: período de experiência.