Lição 3 – Gênesis 3: Tentação, Queda e Promessa de Redenção

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Em Gênesis 3 há 24 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Gênesis 3.1-24 (5 a 7 min.).

OBJETIVOS
• Reconhecer nossa condição de pecadores.
• Descrever as consequências do pecado.
• Receber a salvação oferecida em Cristo

 

PARA COMEÇAR A AULA
Olá, Professor(a)! Nesta lição temos a oportunidade de pensar no quanto nossa opção por Jesus é valiosa, necessária e importante para a redenção. Desde o princí-pio da nossa existência somos tentados por Satanás, mas também convidados a fazer uma opção pelo Reino de Deus. Por causa do pecado, já não podemos perceber fisicamente a presença de Deus. Contudo, o Redentor prometido nos veio. Pelo Seu sacrifício fomos remidos a fim de que toda a criação seja restaurada. Pelo pecado nos veio a morte, mas pela ressurreição de Jesus nos chegou a certeza de vida eterna. Mostre aos seus alunos que, como igreja, escolhemos Jesus, pois desde o Éden Sua vitória sobre o mal foi anunciada por Deus.

Professor(a), é muito importante termos consciência de que somos parte dessa história em andamento: a história da redenção. Por isso, comece a aula conversando sobre as tentações que atualmente ameaçam nos separar outra vez do Criador. Em seguida, enfatize a vitória de Jesus sobre o pecado e nossa responsabilidade de assumir, diariamente, o santo testemunho da Verdade que é Cristo. Que tal levar uma declaração de fé e terminar convidando os alunos a renovar sua opção por Jesus?

 

RESPOSTAS
1) É um convite ao pecado.
2) Expulsão do Jardim e morte.
3) É um prenuncio do evangelho de Cristo

 

LEITURA ADICIONAL
Observe os passos da transgressão: não são passos ascendentes, mas descendentes, em direção ao abismo. Primeiro: Ela viu. Uma grande quantidade de pecados vem através dos olhos. Não olhemos para aquilo que traz consigo o risco de estimular a concupiscência (Mt 5.28). Segundo: Ela tomou. Foi seu próprio ato e obra. Satanás pode tentar, porém, não pode obrigar; pode nos persuadir a ajoelharmo-nos diante do precipício, porém, não pode lançar-nos dali (Mt 4.6). Terceiro: Ela comeu. Quando ela olhou para o fruto, talvez não tenha tido a intenção de tomá-lo; ou quando o tomou, não tinha a intenção de comê-lo: porém, acabou fazendo-o. É uma atitude sábia deter os primeiros movimentos do pecado, e abandoná-lo antes de ver-se comprometido com ele. Quarto: Deu-o também ao seu marido. Aqueles que fazem o mal estão dispostos a arrastar outros a fazerem o mesmo. Quinto: Ela comeu, por não levar em conta a árvore da vida. Por não comer daquilo que era permitido por Deus, mas, ao invés disto, comer do fruto da árvore do conhecimento, que estava proibido, Adão mostrou claramente o seu desdém por aquilo que Deus lhe havia outorgado, e o seu desejo por aquilo que Deus considerou prudente não lhe dar. Desejava ter o que quisesse e fazer o que lhe trouxesse prazer. Definindo em uma só palavra, o seu pecado foi a desobediência (Rm 5.19), desobediência a uma ordem clara, simples e expressa. Adão não tinha uma natureza pecaminosa que o impulsionasse ao pecado; pelo contrário, tinha a liberdade de escolha, conforme a sua vontade, com toda a sua força, não debilitada e nem desequilibrada. Porém, apartou-se com muita prontidão, arrastando toda a sua posteridade ao pecado e à miséria. Então, quem pode dizer que o pecado de Adão, em si, causou pouco dano?
Livro: Comentário bíblico de Mathew Henry (4a ed – Rio de Janeiro, CPAD, 2004, p. 11),

 

Estudada em 16 de janeiro de 2022

 

LIÇÃO 3 – GÊNESIS 3: TENTAÇÃO, QUEDA E PROMESSA DE REDENÇÃO

 

Texto Áureo
“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”
Gn 3.6

 

Leitura Bíblica Para Estudo Gênesis 3.1-24

 

Verdade Prática
O pecado e queda do primeiro casal não deixaram Deus surpreendido; antes, revelaram um maravilhoso e sacrificial plano de redenção.

 

INTRODUÇÃO

 

I. A TENTAÇÃO Gn3.14
1. O tentador Gn 3.1
2. A liberdade humana Gn 3.4
3. O pecado Gn 3.6

 

II. CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA Gn 3.8-23
1. Separação e medo Gn 3.8
2. Expulsão do Jardim Gn 3.23
3. Morte Gn 3.4

 

III. A PROMESSA DE REDENÇÃO Gn 3.9-21
1. Deus busca o homem Gn 3.9
2. O preço da redenção Gn 3.15
3. Uma nova vestimenta Gn 3.21

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

Hinos da Harpa: 75 – 18

 

INTRODUÇÃO
Qual a origem do mal? De onde vem a nossa inclinação para ele? Nesta lição estudaremos a origem do pecado e as consequências deste para a espécie humana.

I. A TENTAÇÃO (Gn 3.1-6)
A tentação é algo comum a todos os seres humanos. Não há salvo-conduto para ninguém.

1. O tentador (Gn 3.1)
“Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”
No mundo de hoje, muitos não querem que falemos sobre demônio, capeta, Satanás ou diabo, mas ele é uma figura real e presente nas Escrituras. Ignorá-lo não é uma boa estratégia. A serpente não era o tentador, mas o instrumento que ele utilizou. Chama-nos à atenção o fato de que, dentre todos os animais, o tentador use aquele que era considerado o mais astuto de todos. Talvez o fato de a serpente haver falado tenha funcionado como uma espécie de credenciamento para que Eva acreditasse mais facilmente. Isso tudo é um alerta para nós. As tentações são mostradas na Bíblia como “astutas ciladas” (Ef 6.11), e não como sugestões inócuas.
A origem do tentador não é descrita em Gênesis. Ele já aparece em suas páginas como um ser inteligente, maligno, e em oposição a Deus e Sua obra. Quem quer que ele tenha sido originalmente, foi criado em estado de pureza e santidade, pois Deus não cria nada maligno (Ez 28.12-19). Não é auto existente, pois somente Deus é assim. Satanás não é um ser de força oposta e equivalente ao poder de Deus, como o creem os maniqueístas. Não. Apesar da sua fúria e do seu poder, ainda assim ele está debaixo do controle do Altíssimo que lhe impõe limites, o controla e o julga. Curioso também que no relato de Gênesis o tentador não apareça como um ser repugnante. Sua primeira arma foi o disfarce. Apresentá-lo como um ser chifrudo, com pés e cauda de bode, cheirando a enxofre, é folclórico e foge ao relato bíblico, que o apresenta como um ser sutil e capaz de disfarçar-se até de anjo de luz. Ele se esconde de modos insuspeitos. Serpentes não fazem barulho ao se aproximar, lembre-se disso.

 

2. A liberdade humana (Gn 3.4)
“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.”
Deus nos criou para relacionamentos e isso só é possível se houver liberdade. Sem liberdade não há amor. A virtude não pode ser imposta. Não há virtude se não pudermos optar por ela voluntariamente. Adão e Eva não estavam destinados à queda. Eles poderiam ter resistido ao pecado. Tentação não significa ausência de opções. Tentação e pecado são duas coisas diferentes.
Deus, ao estabelecer limites claros, os estava provando. Ele sabia que o homem pecaria? Se sabia, por que deixou? Por que não o fez à prova de pecado? Ora, Deus criou o homem como um ser moral, capaz de fazer escolhas.
Será que haveria alguma virtude na obediência se ela fosse a única opção? Só há virtude em fazermos o bem porque o mal também é uma opção. Em resumo, se Deus criasse um homem à prova de erro, criaria um autômato e não um ente moral. O bem exige, pra ser verdadeiro, que tenhamos opções. Diríamos que o preço que Deus pagou ao criar o homem livre foi a possibilidade de que ele praticasse o mal. O que Ele fez então? Antecipou-se ao mal providenciando o Cordeiro desde a eternidade (Ap 13.8). Deus é onisciente, conhece a história, e a usa soberanamente para glória do Seu próprio nome.

 

3. O pecado (Gn 3.6)
“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”
O pecado não é algo inofensivo, pequeno ou leve. Também não era inato ao homem, pois este foi criado à imagem e semelhança de Deus. O pecado diz respeito à condição humana. O que ocorreu então? A abordagem de Satanás a Eva foi cheia de astúcia. Primeiro, lançou a dúvida no coração da mulher: “É assim que Deus disse…?”. Depois jogou sagazmente com a vontade humana, chamando especial atenção para os resultados “coloridos” que supostamente viriam após comerem do fruto proibido (“como Deus, sereis…”). Parafraseando o versículo 5, o que Satanás dizia era: “Deus não está sendo leal. Está negando a vocês o privilégio de serem como Ele, talvez Ele tema rivais.” A tentação de ser como Deus acompanha o homem desde sempre. Há quem chame tal tentação de “ego absoluto” e quem a defina como egoísmo, ou seja, como desejo de colocar-se acima de tudo.
A armadilha toda foi bem engendrada e o casal caiu nela. Curioso que a mulher tenha dado ouvidos e iniciado um diálogo com o tentador, não? Até hoje tem gente entrevistando demônios, e pior ainda, em pleno culto de adoração a Deus.

 

 

II. CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA (Gn 3.8-23)
Não há nada que o diabo possa oferecer que, sendo aceito, nos traga paz, alegria duradoura ou venha a saciar nossa alma. Como já foi dito, todas as frutas que o diabo oferece contêm bichos.

1. Separação e medo (Gn 3.8)
“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.”
Gênesis 3 trata dos efeitos imediatos do pecado. Após a desobediência, começam as consequências para o casal. As primeiras coisas que acontecem são a percepção da sua nudez e a necessidade de escondê-la (vergonha). O casal, agora, não se sente mais à vontade juntos. Os olhos se abriram como prometera a serpente, mas não do modo como Adão e Eva esperavam, antes, para conhecerem a culpa e o medo. Pela primeira vez, o homem experimenta o medo. O passo seguinte é fugir de Deus. Uma muralha é levantada. A maravilhosa, e antes deleitosa, presença divina agora apavora o homem em rebelião. Antes, Deus era esperado, desejado, e Sua presença trazia alegria, mas agora, como consequência do pecado, o homem sente medo e repulsa pela presença de Deus. Onde há pecado, há medo. Esse medo domina o coração de todo pecador até que o encontro com Cristo e a aceitação de Sua obra redentora o remova completamente (1jo 4.18).

 

2. Expulsão do Jardim (Gn 3.23)
“O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.”
O preço da desobediência e do pecado é sempre maior do que pensamos. O pecado é profundamente desagregador. Primeiro, separa o homem de Deus. Segundo, separamos uns dos outros. A primeira crise conjugal nasce após a Queda. Uma fenda foi criada entre o homem e a mulher. Por fim, o pecado separará ambos do aprazível lugar criado por Deus. O homem experimentaria a solidão do exílio. O inquilino do maravilhoso jardim de Deus foi despejado. Nada seria como antes. Assim, Deus removeu o casal do jardim, ou melhor, de acordo com Gênesis 3.24, Ele os “expulsou” e ainda colocou querubins para guardar a entrada do jardim e garantir que Adão e Eva não tentariam entrar lá outra vez. Que triste nota!
A expulsão do jardim oficializa a quebra da comunhão entre Deus e o homem. O jardim já não mais estava acessível ao casal. Demos graças ao nosso Senhor Jesus Cristo, que nos propicia novo acesso ao paraíso (Ap 2.7). O primeiro Adão foi expulso do paraíso. O último Adão, pendurado numa cruz, disse a um ladrão: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43).

 

3. Morte (Gn 3.4)
“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.”
Satanás surge como o primeiro he- rege da história. O primeiro a interpretar a Palavra de Deus distorcidamente, como muitos fazem hoje. Quando responde à mulher, a serpente nega a Palavra de Deus em Gênesis 2.17. A primeira heresia da história, portanto, foi esta: negar o juízo de Deus. Parece que a antiga serpente tem muitos seguidores hoje. Concordo com Isaltino Gomes quando diz que “negar o juízo de Deus é conveniente para pecadores e desobedientes que não querem ajustar sua vida à Palavra de Deus”.
Muitos sermões em nosso tempo prometem bênçãos sem medidas e omitem a necessidade do arrependimento, dizendo às pessoas que vivam como quiserem, apresentando um Deus piegas que deseja todo mundo feliz e risonho, sem nunca fazer exigências morais. É a voz da serpente dizendo: “certamente não morrereis.”
A morte pode ser descrita como um estado de separação de Deus no qual o homem se encontra por causa do pecado (Ef 2.1-3; Rm 3.23). Como diz Paulo: “em Adão todos morrem” (1Co 15.22).

 

 

III. A PROMESSA DA REDENÇÃO (Gn 3.9-21)
Graças a Deus, Gênesis 3 não é só desgraças. Há também a esperança e a promessa de que Deus não deixaria as coisas como o diabo gostaria ao seduzir e enganar o primeiro casal.

1. Deus busca o homem (Gn 3.9)
“E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?”

Deus amorosamente toma a iniciativa de procurar o homem e restaurá-lo à comunhão. Sua pergunta ecoa pelo jardim: “Onde estás?”. Não que Ele não soubesse, mas porque queria provocar o arrependimento. A voz de Deus chama aqueles que pecaram, pois não deixaram de ser amados. Adão e Eva deveriam ter corrido ao encontro do Criador confessando seu pecado e suplicando perdão. Em vez disso, esconderam- -se. São várias perguntas de Deus ao homem: “Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore que te ordenei que não comesses?” Essa última, na verdade, responde a anterior. Deus não precisava de um. relatório, mas da confissão do casal.
O Reino de Deus não se baseia na virtude humana. Quais os méritos de Adão e Eva? Deus poderia tê-los abandonado. Mas Deus é amor e o amor não precisa de motivos, mas doa-se voluntária e sacrificial- mente. Que fique claro: a redenção é um ato voluntário de Deus, cuja motivação única foi Seu amor incondicional pela humanidade.

 

2. O preço da redenção (Gn 3.15)
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

As palavras de Gênesis 3.15 dirigidas à Satanás são conhecidas como protoevangelium (o primeiro evangelho; as primeiras boas-novas). É a primeira vez nas Escrituras em que é anunciada a vinda de um redentor. Esse prenúncio é uma mensagem de esperança que antecipa ao homem o plano redentor logo após a Queda. Deus não deixaria a humanidade naquele estado, mas a restauraria. Para isso, Ele mesmo pagaria um altíssimo preço. A promessa é que o descendente (no singular) da mulher esmagaria a cabeça de Satanás, impondo-lhe uma derrota completa, radical e eterna (Cl 2.15). Na cruz, Jesus tem o seu “calcanhar ferido”. Em contrapartida, Satanás tem a sua “cabeça esmagada”. Há um contraste aqui entre o ferimento do calcanhar e o esmagar da cabeça. Qual é o mais sério? Qual ferimento é definitivo? Jesus fez-se gente, sofreu, padeceu e morreu na cruz, em nosso lugar, mas ressuscitou gloriosamente ao terceiro dia. Já Satanás foi derrotado para sempre. Os dois seriam feridos, mas em um deles o ferimento seria terminal.

 

3. Uma nova vestimenta (Gn 3.21)
“Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.”
A reação do casal, ao cobrir sua nudez, expõe a vã tentativa do homem ao empregar seu esforço próprio para amenizar a culpa e remendar as consequências de seu pecado. Quanto tempo duraria um frágil avental de folhas? A vestimenta providenciada por Deus, além de ser duradoura, exige sacrifício e derramamento de sangue. Um ou mais animais inocentes foram mortos. Um claro retrato do Cristo que seria sacrificado pelo mundo pecador.

 

APLICAÇÃO PESSOAL
Apesar do pecado do homem e da mulher, Deus os quer perdoar e salvar. Essa é a boa notícia do Evangelho de Jesus Cristo: Ele nos oferece um caminho de volta do pecado. Nós podemos voltar.

 

RESPONDA

1) O que significa tentação?

2) Mencione duas consequências da Queda conforme a lição.

3) O que significa a expressão protoevangelium?

Um Comentário

  1. 3.1 – Disfarcado de serpente sagaz. Satanás veio para tentar
    Eva. Em algum tempo Satanás foi um anjo que rebelou-se contra
    Deus e foi expulso do ceu. Como um ser criado. Satanás
    possui limitacoes definidas. Embora tente afastar todas as pessoas
    de Deus. ele não tera a vitoria final. No cap. 3.14.15. Deus
    promete que Satanás sera esmagado pela descendencia da
    mulher, o Messias.
    3.1-6 – Por que Satanás nos tenta? A tentação e um convite a viver
    segundo a vontade dele e desistir de viver de acordo com a
    vontade de Deus. Satanás tentou Eva e foi bem-sucedido em
    faze-la pecar. Desde então, ele tem estado ocupado, induzindo
    as pessoas ão pecado. Ate mesmo Jesus foi tentado (Mt 4.1 -1 1),
    porem Ele não pecou!
    Como Eva poderia ter resistido a tentação? Seguindo as mesmas
    diretrizes que podemos seguir. Primeiro, precisamos compreender
    que ser tentado não e pecado. Não cometemos pecado ate o
    momento em que cedemos a tentação. Então, para resistir a tentação.
    precisamos: (1) orar. pedindo forcas para resistir; (2) correr,
    algumas vezes literalmente; e (3) dizer “não” quando confrontados
    com o que sabemos ser errado. Tiago 1.12 nos conta as bencãos
    e recompensas para aqueles que não cederem a tentação. 3.1-6 – A serpente, Satanás , tentou Eva fazendo com que esta
    duvidasse da bondade de Deus. Ele alegou que Deus era severo,
    mesquinho e egoista por não querer partilhar com Eva o seu
    conhecimento do bem e do mal. Satanás fez Eva esquecer tudo
    o que ela recebera de Deus e. ão inves disso, voltar a atencão
    para o que não poderia ter. Do mesmo modo. atraimos problemas
    quando desejamos as pequenas coisas que não temos em
    vez de valorizarmos as incontaveis bencãos que Deus nos tem
    dado. Na proxima vez em que voce estiver sentindo pena de si
    mesmo, considere tudo o que voce possui e agradeca a Deus.
    Então, suas duvidas não o levarão a pecar.
    3.5 – Adão e Eva tiveram o que queriam: um conhecimento profundo
    do bem e do mal. Mas isto eles conseguiram cometendo
    pecado e os resultados foram, portanto, desastrosos. Algumas
    vezes, temos a ilusão de que “liberdade” e fazer o que queremos.
    Mas Deus diz que a verdadeira liberdade vem da obediencia e da
    consciencia do que não deve fazer. As restricoes imoostas por
    Ele são para o nosso bem. para ajudar-nos a evitar o mal. Temos
    a liberdade de andar em frente a um carro em alta velocidade, mas
    não precisamos ser atropelados para perceber quão tolo isto seria.
    Não de ouvidos as tentacoes de Satanás . Voce não precisa fazer o
    mal para adquirir mais experiencia e aprender mais sobre a vida.
    3.5 – Satanás utilizou-se de um motivo sincero para tentar Eva:
    “Voce sera como Deus”. Eva não estava errada em querer ser como
    Deus. Tomar-se mais parecido com Deus e o maior objetivo da humanidade.
    Deveriamos ser assim. Mas Satanás enganou Eva no
    que diz respeito ão modo de alcancar este objetivo. Eie alegou que
    ela poderia parecer-se com Deus desafiando a autoridade dEle. tomando
    o seu lugar e decidindo por si mesma o que era melhor para
    a sua vida. Na verdade, ele a instruu a ser seu proprio deus.
    Entretanto, parecer-se com Deus não e o mesmo que tentar ser
    Deus. Ão contrario, e refletir nas caracteristicas de Deus e reconhecer
    a autoridade dEle sobre a sua vida. Assim como Eva,
    possuimos um objetivo valioso, mas tentamos alcanca-lo de forma
    errada. Agimos como um candidato politico que usa de suborno
    para ser “eleito”; ão fazer isto. servir a comunidade ja não
    e mais o seu objetivo.
    A exaltação propria conduz a rebelião contra Deus. Logo que
    comecamos a retirar Deus de nossos planos, colocamo-nos acima
    dEle. E e exatamente isto o que Satanás deseja.
    3.6 – Satanás tentou fazer Eva pensar que o pecado era bom. agradavel
    e desejavel. Assim, o conhecimento do bem e do mal lhe pareceu
    inofensivo. As pessoas costumam fazer as escolhas erradas
    porque estão convencidas de que estas são boas, pelo menos para
    si mesmas. Os nossos pecados nem sempre parecem feios ãos
    nossos olhos, e os pecados prazerosos são mais dificeis de evitar.
    Portanto, prepare-se para enfrentar as tentacoes que possam aparecer
    em seu caminho. Nem sempre podemos evita-las. mas ha
    sempre uma forma de escapar (1 Co 10.13). Use a Palavra e as pessoas
    de Deus para ajuda-lo a lutar contra a tentação.
    3.6,7 – Note o que fez Eva: Olhou, apanhou, comeu e deu. Geralmente,
    a batalha e perdida no primeiro olhar. A tentação costuma
    iniciar atraves de um simples olhar para algo que se deseja.
    Voce tem lutado com a tentação porque não aprendeu que o
    olhar e o primeiro passo em direção ão pecado? Voce venceria
    com mais frequencia se seguisse o conselho de Paulo para fugir
    das coisas que produzem maus pensamentos (2 Tm 2.22).
    3.6.7 – Uma das realidades do pecado e que os seus efeitos se
    espalham. Apos cometer o pecado. Eva envolveu Adão em seu
    ato erroneo. Da mesma maneira, quando fazemos algo errado, e
    comum tentar aliviar a culpa envolvendo outra pessoa. Como o
    lixo toxico jogado em um rio. o pecado espalha-se rapidamente.
    Reconheca e confesse seu pecado a Deus antes que voce seja
    tentado a poluir os que estão a sua volta.
    3.7.8 – Apos terem pecado, Adão e Eva sentiram-se culpados e
    constrangidos com sua nudez e o sentimento de culpa levou-os
    a tentar esconder-se de Deus. A consciencia culpada e um sinal
    de aviso que Deus colocou em nos para alertar-nos quando fazemos
    algo errado. O pior passo que podemos dar e eliminar os
    sentimentos de culpa sem eliminar a sua causa. Isto seria como
    utilizar um analgesico sem tratar a doenca. Fique grato por existirem
    os sentimentos de culpa, pois estes o mantem avisado de
    seu pecado para que voce peca o perdão de Deus e então corrija
    os seus maus atos.
    3.8 – A ideia de dois humanos, cobertos por folhas de arvores,
    tentando esconder-se do Deus que tudo sabe e tudo ve e humorada.
    Como puderam ser tolos a ponto de pensar que poderiam
    realmente se esconder? Nos fazemos o mesmo; agimos como
    se Deus não soubesse o que estamos fazendo. Tenha coragem
    de partilhar os seus pensamentos e atos com Ele. E não tente
    esconder nada — isto não e possivel. A honestidade fortalece o
    seu relacionamento com Deus.
    3.8,9 – Estes versiculos mostram o desejo de Deus de relacionar-
    se conosco e por que temos medo deste relacionamento.
    Adão e Eva esconderam-se de Deus quando o ouviram aproximar-
    se. Deus queria estar com eles, mas. por causa do seu pecado.
    Adão e Eva tiveram medo de mostrar-se. O pecado quebrara
    o seu relacionamento intimo com Deus, assim como tem quebrado
    o nosso. Porem, Jesus Cristo, o Filho de Deus. abre o caminho
    para renovar nosso relacionamento com Ele. Deus almeja estar conosco
    e oferece-nos ativamente o seu amor incondicional. Nossa
    resposta natural e o medo porque pensamos não poder viver de
    acordo com os seus padroes. Mas, entender que Ele nos ama. a
    despeito de nossas faltas, pode ajudar-nos a remover este temor.
    3.11-13 – Adão e Eva falharam em não prestar atenção ão aviso
    de Deus registrado em 2.16,17. Eles não compreenderam os
    motivos deste mandamento e assim escolheram agir da forma
    que melhor lhes parecia. Todos os mandamentos de Deus são
    para o nosso bem, mas nem sempre podemos entender os seus
    motivos. As pessoas que confiam em Deus lhe obedecem porque
    Fie lhes pede que facam isto. quer compreendam quer não
    os seus motivos.
    3.11-13 – Quando Deus perguntou a Adão sobre seu pecado,
    este culpou Eva. Então. Eva culpou a serpente. Como e facil justificar-
    se culpando outras pessoas ou circunstancias! Mas Deusconhece a verdade e nos responsabiliza por cada ato nosso (ver
    3.14-19). Admita suas atitudes erradas e peca perdão a Deus.
    Não tente se livrar do pecado jogando a culpa em outra pessoa.
    3.14ss – Adão e Eva escolheram o curso de sua ação (desobediencia),
    e então Deus escolheu o seu. Como um Deus santo,
    Ele so poderia ter respondido de acordo com a sua natureza moral
    perfeita. Deus não permitiria que o ato de pecar ficasse sem
    uma punicão. Se as consequencias do pecado de Adão e Eva
    parecem extremas, lembre-se que o pecado deles colocou em
    ação a tendencia do mundo de desobedecer a Deus. Por isso
    pecamos hoje: cada ser humano nascido, com exceção de Je sus.
    herda a natureza pecaminosa de Adão e Eva (Rm 5.12-21).
    A punição de Adão e Eva reflete a seriedade da visão de Deus
    quanto a qualquer tipo de pecado.
    3.14-19 – Adão e Eva aprenderam de forma dolorosa que. pelo
    fato de ser santo e odiar o pecado. Deus precisa punir os pecadores.
    O restante do livro de Genesis relata as historias dolorosas de
    vidas arruinadas como resultado da queda. A desobediencia e
    pecado, e quebra o nosso relacionamento com Deus. Mas. felizmente.
    quando desobedecemos, Deus esta pronto a nos perdoar
    e restaurar nosso relacionamento com Ele.
    3.15 – Satanás e nosso inimigo. Ele fara todo o possive para induzir-
    nos a seguir sua trilha mortal. A frase “tu lhe feriras o calcanhar”
    refere-se as repetidas tentativas de Satanás de derrotar a Cristo
    durante sua vida na terra. E “esta te ferira a cabeca” prenuncia a
    derrota de Satanás ocorrida quando Cristo ressuscitou dos mortos.
    A mordida no calcanhar não e mortal, mas o esmagar a cabeca.
    sim. Deus estava revelando o seu plano para derrotar Satanás
    e oferecer salvação ão mundo atraves do seu Filho. Jesus Cristo.
    3.17-19 – A desobediencia de Adão e Eva e o afastamento da
    gloriosa presenca de Deus afetaram toda a criacão, incluindo o
    meio ambiente. Ha alguns anos, as pessoas não se oreocupavam
    com a poluição causada pelo lixo e produtos quimicos. Isto
    parecia insignificante, muito pequeno. Agora sabemos que apenas
    duas ou tres partes por milhão de certos produtos quimicos
    podem prejudicar a saude humana. O pecado em nossas vidas e
    similar a poluição nas aguas correntes — mesmo pequenas porcoes
    são mortais.
    3.22-24 – A vida no jardim do Eden era como a vida no ceu. Tudo
    era perfeito e. se Adão e Eva tivessem obedecido a Deus. eles
    poderiam ter vivido ali para sempre. Mas, apos desobedecerem,
    Adão e Eva não mais mereceram o paraiso, e Deus os mandou
    partir. Se continuassem a viver no jardim e a comer da arvore da
    vida, viveriam para sempre, mas seu estado de pecado significaria
    a tentativa de esconder-se de Deus por toda a eternidade.
    Assim como Adão e Eva, todos nos pecamos e fomos separados
    da comunhão com Deus. No entanto, não precisamos ficar
    separados. Deus esta preparando uma nova terra que sera um
    paraiso eterno para o seu povo (ver Ap 21—22).
    3.24 – Foi assim que Adão e Eva quebraram o relacionamento
    com Deus: (1) convenceram se de que seu caminho era melhor
    que o de Deus; (2) ficaram acanhados e se esconderam; e (3)
    tentaram arrumar desculpas e defender a si mesmos. Para
    construir um relacionamento com Deus, e necessario inverter
    estes passos: (1) precisamos abandonar as desculpas e autodefesas;
    (2) precisamos parar de tentar nos esconder de Deus; e
    (3) precisamos nos convencer de que os caminhos de Deus são
    melhores que os nossos.